Práticas de gestão do conhecimento: um estudo de caso no Banco do Estado de Santa Catarina S/A.
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131450 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Práticas de gestão do conhecimento: um estudo de caso no Banco do Estado de Santa Catarina S/A.Práticas de gestão do conhecimentoFerramentas tecnológicasBESCTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A popularização do uso da tecnologia da informação, a partir dos anos 80 do século passado, disponibilizou um volume de dados e informações inédito para os gestores das organizações. Isto, aliado â crescente importância do capital intelectual interno, demanda novas práticas de gestão do conhecimento, em que o desafio é utilizar os recursos tecnológicos disponíveis de forma a gerar conhecimento e inovação e resultar em uma vantagem competitiva. Nesse contexto, este Trabalho de Conclusão de Estágio tem o objetivo de responder como se caracterizam as práticas de gestão do conhecimento adotadas pelo Banco do Estado de Santa Catarina S.A. (BESC) — Agência Florianópolis — Rio Branco com o objetivo geral em avaliá-las. Para atingir esse objetivo, foram descritas as práticas de gestão do conhecimento presentes na organização, analisados os recursos tecnológicos disponíveis para disseminação do conhecimento e seu uso efetivo, e foram propostas ações para construção do conhecimento entre os colaboradores. Quanto â natureza da investigação, este trabalho consiste em um estudo de caso qualitativo e descritivo. A população deste estudo de caso e composta por todos os colaboradores efetivos da agência, desde os gerentes até os assistentes administrativos. A coleta dos dados seguiu um processo de levantamento bibliográfico, entrevistas, análise de documentos e observação. Em relação a análise do estudo, identificou-se que os colaboradores não tem uma visão clara sobre a gestão do conhecimento. Com relação ao compartilhamento de conhecimento, verificou-se a existência de barreiras organizacionais decorrentes principalmente da falta de incentivo institucional. A maior parte dos recursos tecnológicos são disponibilizados através das ferramentas existentes no portal corporativo. Os sistemas de informação, apesar de utilizados para a aprendizagem e compartilhamento de conhecimento, não são suficientemente amigáveis. O atraso tecnológico em função da falta de investimentos também limitou a disponibilização de mais recursos para gestão do conhecimento na organização. Foi verificado ainda que os colaboradores egressos do BESC, pela incorporação do Banco do Brasil, terão â disposição, uma série de recursos e políticas direcionados â gestão do conhecimento no Banco do Brasil.Florianópolis, SCAlmeida, Mario de SouzaUniversidade Federal de Santa Catarina.Formanski, Filipi Naspolini2015-04-02T13:53:07Z2015-04-02T13:53:07Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131450porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T13:53:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131450Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T13:53:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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