TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO & INOVAÇÃO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181200 |
Resumo: | A gestão do conhecimento (GC) é um conjunto de abordagens que favorece o crescimento da informação e do conhecimento para criar valor em uma organização. Em organizações públicas, contribui para melhorar a qualidade dos serviços públicos em benefício do cidadão-usuário e da sociedade em geral. A inovação pode ser compreendida como a produção de algo novo, de natureza pessoal, empresarial ou institucional, de caráter objetivo ou subjetivo, tangível ou intangível, mensurável ou imensurável. A literatura cita diversas técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento e Inovação (GC&I). Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar as técnicas e ferramentas de GC&I empregadas pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Após pesquisa bibliográfica e documental, observou-se que o IFSC utiliza grande parte das técnicas e ferramentas de GC&I citadas na literatura. Contudo, observou-se que ainda não há um modelo de Gestão do Conhecimento implantado. |
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A gestão do conhecimento (GC) é um conjunto de abordagens que favorece o crescimento da informação e do conhecimento para criar valor em uma organização. Em organizações públicas, contribui para melhorar a qualidade dos serviços públicos em benefício do cidadão-usuário e da sociedade em geral. A inovação pode ser compreendida como a produção de algo novo, de natureza pessoal, empresarial ou institucional, de caráter objetivo ou subjetivo, tangível ou intangível, mensurável ou imensurável. A literatura cita diversas técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento e Inovação (GC&I). Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar as técnicas e ferramentas de GC&I empregadas pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Após pesquisa bibliográfica e documental, observou-se que o IFSC utiliza grande parte das técnicas e ferramentas de GC&I citadas na literatura. Contudo, observou-se que ainda não há um modelo de Gestão do Conhecimento implantado. |
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