Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luana de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224238
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.
id UFSC_7555edf67e7d3bd946ffba0bffed46fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224238
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casosEnsino de latim: declinações e casos.Lingua Latina Per Se IllustrataAprendendo LatimLatin teaching: declensions and Latin casesReading LatinTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.No presente trabalho, são descritos e analisados dois manuais, a saber, Lingua Latina Per Se Illustrata (ORBERG, 2003) e Aprendendo Latim (JONES; SIDWELL, 2012), que visam ensinar latim a fim de capacitar o estudante para a leitura de textos latinos, especialmente os clássicos. Para alcançar esse propósito, os manuais propõem o estudo a partir de textos, para posterior apresentação e sistematização dos conteúdos gramaticais, aliada à prática de muitos exercícios. Apesar dessa finalidade em comum, os materiais percorrem caminhos diferentes, de acordo com as tendências metodológicas às quais se filiam. O primeiro é caracterizado pela Abordagem Indutiva Contextual (AIC), enquanto o segundo mantém características da Abordagem da Gramática e Tradução (AGT). Considerando o uso de ambos em disciplinas acadêmicas e que essas devem cumprir uma ementa, o objetivo deste trabalho é examinar como tais manuais abordam dois tópicos gramaticais específicos, selecionados a partir da ementa de uma disciplina de Língua Latina: as declinações e os casos latinos (e suas respectivas funções sintáticas). Foi possível observar que, embora por meio de metodologias distintas, ambos os manuais abarcam o estudo de todos os casos e apenas três declinações, dentro do recorte realizado.In the present work, two manuals are described and analyzed - Lingua Latina Per Se Illustrata (ORBERG, 2003) and Aprendendo Latim (JONES; SIDWELL, 2012), which aim to teach the Latin language so it enables the students to read texts in Latin, particularly the classics. In order to achieve this purpose, the manuals propose the study based on texts, for further presentation and systematization of the grammatical content, combined with the practice of several exercises. Despite this common purpose, the materials follow different paths, according to the methodological trends to which they are affiliated. The first is characterized by the Method of Contextual Induction, while the second maintains characteristics of the Grammar and Translation Method. Considering their use in academic courses and that they must comply with a syllabus, the objective of this work is to examine how such manuals address two specific grammatical topics, selected from the syllabus: the Latin cases and declensions (and their respective syntactic functions). It was possible to observe that, although using different methodologies, both manuals cover the study of all cases and only three declensions within the scope made.Florianópolis, SCFernandes, ThaísUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Luana de2021-06-10T02:52:51Z2021-06-10T02:52:51Z2021-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224238info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-10T02:52:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-10T02:52:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
title Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
spellingShingle Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
Souza, Luana de
Ensino de latim: declinações e casos.
Lingua Latina Per Se Illustrata
Aprendendo Latim
Latin teaching: declensions and Latin cases
Reading Latin
title_short Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
title_full Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
title_fullStr Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
title_full_unstemmed Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
title_sort Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
author Souza, Luana de
author_facet Souza, Luana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Thaís
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luana de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de latim: declinações e casos.
Lingua Latina Per Se Illustrata
Aprendendo Latim
Latin teaching: declensions and Latin cases
Reading Latin
topic Ensino de latim: declinações e casos.
Lingua Latina Per Se Illustrata
Aprendendo Latim
Latin teaching: declensions and Latin cases
Reading Latin
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10T02:52:51Z
2021-06-10T02:52:51Z
2021-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224238
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652240526770176