Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224238 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. |
id |
UFSC_7555edf67e7d3bd946ffba0bffed46fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224238 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casosEnsino de latim: declinações e casos.Lingua Latina Per Se IllustrataAprendendo LatimLatin teaching: declensions and Latin casesReading LatinTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.No presente trabalho, são descritos e analisados dois manuais, a saber, Lingua Latina Per Se Illustrata (ORBERG, 2003) e Aprendendo Latim (JONES; SIDWELL, 2012), que visam ensinar latim a fim de capacitar o estudante para a leitura de textos latinos, especialmente os clássicos. Para alcançar esse propósito, os manuais propõem o estudo a partir de textos, para posterior apresentação e sistematização dos conteúdos gramaticais, aliada à prática de muitos exercícios. Apesar dessa finalidade em comum, os materiais percorrem caminhos diferentes, de acordo com as tendências metodológicas às quais se filiam. O primeiro é caracterizado pela Abordagem Indutiva Contextual (AIC), enquanto o segundo mantém características da Abordagem da Gramática e Tradução (AGT). Considerando o uso de ambos em disciplinas acadêmicas e que essas devem cumprir uma ementa, o objetivo deste trabalho é examinar como tais manuais abordam dois tópicos gramaticais específicos, selecionados a partir da ementa de uma disciplina de Língua Latina: as declinações e os casos latinos (e suas respectivas funções sintáticas). Foi possível observar que, embora por meio de metodologias distintas, ambos os manuais abarcam o estudo de todos os casos e apenas três declinações, dentro do recorte realizado.In the present work, two manuals are described and analyzed - Lingua Latina Per Se Illustrata (ORBERG, 2003) and Aprendendo Latim (JONES; SIDWELL, 2012), which aim to teach the Latin language so it enables the students to read texts in Latin, particularly the classics. In order to achieve this purpose, the manuals propose the study based on texts, for further presentation and systematization of the grammatical content, combined with the practice of several exercises. Despite this common purpose, the materials follow different paths, according to the methodological trends to which they are affiliated. The first is characterized by the Method of Contextual Induction, while the second maintains characteristics of the Grammar and Translation Method. Considering their use in academic courses and that they must comply with a syllabus, the objective of this work is to examine how such manuals address two specific grammatical topics, selected from the syllabus: the Latin cases and declensions (and their respective syntactic functions). It was possible to observe that, although using different methodologies, both manuals cover the study of all cases and only three declensions within the scope made.Florianópolis, SCFernandes, ThaísUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Luana de2021-06-10T02:52:51Z2021-06-10T02:52:51Z2021-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224238info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-10T02:52:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-10T02:52:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos |
title |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos |
spellingShingle |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos Souza, Luana de Ensino de latim: declinações e casos. Lingua Latina Per Se Illustrata Aprendendo Latim Latin teaching: declensions and Latin cases Reading Latin |
title_short |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos |
title_full |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos |
title_fullStr |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos |
title_full_unstemmed |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos |
title_sort |
Lingua Latina Per Se Illustrata e Aprendendo Latim: ensino das declinações e casos |
author |
Souza, Luana de |
author_facet |
Souza, Luana de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Thaís Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de latim: declinações e casos. Lingua Latina Per Se Illustrata Aprendendo Latim Latin teaching: declensions and Latin cases Reading Latin |
topic |
Ensino de latim: declinações e casos. Lingua Latina Per Se Illustrata Aprendendo Latim Latin teaching: declensions and Latin cases Reading Latin |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10T02:52:51Z 2021-06-10T02:52:51Z 2021-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224238 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652240526770176 |