Avaliação do mestrado profissional em farmacologia: construção de instrumento a partir da perspectiva dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agne, Jéssica
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242610
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (Mestrado Profissional), Florianópolis, 2022.
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Para garantia dos seus objetivos é necessário a manutenção da qualidade do MP e para isso faz-se necessário aprimorar os processos de avaliação do curso e o acompanhamento de egressos. Diante disto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as perspectivas dos egressos do Mestrado Profissional em Farmacologia (MPF) sobre os impactos do curso nas trajetórias profissional, acadêmica, pessoal e social afim de propor um instrumento para acompanhamento de egressos e avaliação do curso do MPF. Trata-se de um estudo exploratório, seccional e metodológico, com levantamento de dados qualitativos acerca das relações entre a formação no MPF e as perspectivas dos egressos com relação ao curso. O estudo teve como base um questionário on-line que foi enviado por correio eletrônico a todos egressos do MPF. Dos 24 participantes 75% eram do sexo feminino, 75% provenientes de instituição de ensino pública e 79% graduados em Farmácia. O principal motivo que levou os egressos a buscar o curso foi aprimoramento técnico-científico. A maioria relatou que o MP produziu modificações importantes no seu processo de trabalho como aumento na capacidade de elaborar soluções para os problemas, porém não resultou em ascensão profissional após a obtenção do título de mestre. A grande parte continua atuando da área acadêmica de alguma maneira e consideram que seu trabalho gerou impactos positivos na sociedade, assim como sobre os aspectos de natureza pessoal. Quando avaliado aspectos gerias do curso, como processo seletivo, disciplinas, metodologias utilizadas, docentes, infraestrutura a maioria avaliou esses aspectos positivamente. Concluiu-se que as expectativas dos egressos em relação a participação no MPF foram alcançadas e foi elaborado um instrumento para acompanhamento de egressos e avaliação do curso, proposto à coordenação do MPF-UFSC, a fim de que o mesmo possa auxiliar na tomada de decisão acerca dos caminhos a serem seguidos, aspectos a serem reforçados e reformulados do curso.Abstract: The Professional Master's (MP) represents Brazil's most recent stricto sensu postgraduate modality. It is aimed at training professionals in different areas of knowledge, through the study of techniques, processes, or themes that meet some demands in the labour market. The main objective of the MP is to contribute to the national productive sector to add a higher level of competitiveness and productivity to companies and organizations. To guarantee its objectives is necessary to maintain the quality of the MP improving the processes of course evaluation and monitoring graduates. In this way, this work aims to reflect on the perspectives of the Professional Master's in Pharmacology (MPF) graduates about the impacts on professional, academic, personal, and social trajectories and propose an instrument for monitoring graduates and evaluation of the MPF course. This is an exploratory, cross-sectional study and methodological, with a qualitative survey about the relationship between training at the MPF and the perspectives of graduates about the course. The study was based on an online questionnaire that was sent by email to all MPF graduates. Among 24 participants, 75% were female, 75% came from a public educational institution and 79% graduated in Pharmacy. The main reason that led the graduates to seek the course was a technical-scientific improvement. Most reported that the MP produced important changes in their work process, such as an increase in the ability to develop problem solutions but obtaining a master's degree didn't impact their professional career. Most continue in academic work and consider that their study impacts positively on society and personal aspects. In assessing general aspects of MPF, like the selection process, disciplines, methodologies, professors, and infrastructure, the majority evaluated these aspects positively. Results indicated that the expectations of the graduates about participation in the MPF were achieved and an instrument was developed to monitor graduates and evaluate the course, proposed to the coordination of the MPF-UFSC, so that it can assist in decision-making about the paths to be followed, aspects to be reinforced and reformulated in the course.111 p.| il., gráfs.porFarmacologiaAutoavaliaçãoAvaliação educacionalAvaliação do mestrado profissional em farmacologia: construção de instrumento a partir da perspectiva dos egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPFMC-P0055-D.pdfPFMC-P0055-D.pdfapplication/pdf9306478https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/242610/-1/PFMC-P0055-D.pdf97fb625735a5429cc325cfc6310188dbMD5-1123456789/2426102022-12-13 08:51:19.002oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242610Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-13T11:51:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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