CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Viana da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro, Vinicius Gadis, Silveira, André da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1175
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240059
Resumo: O presente artigo é o resultado de estudos e considerações sobre a prática profissional do designer de produto orientado pelos parâmetros do desenvolvimento sustentável. Como prova de conceito, propõe-se o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, expresso através de um processo em uma ferramenta lúdica — um jogo — que auxilie designers e projetistas a considerarem requisitos sustentáveis durante a fase de projetação. Essa pesquisa investiga a relação do designer de produto com a problemática relacionando as dimensões ecológica, social e econômica. Com este estudo, percebe-se que somente a educação para a sustentabilidade pode assegurar que certos paradigmas mercadoló­gicos, tais como o crescimento quantitativo contínuo possam ser superados. ABSTRACT This paper is the result of studies and considerations of professional practice of product designer guided by sustainable development parameters. As proof of concept, an object of learning was developed expressed through a process in a playful tool —a game — that helps designers and designers to consider sustainable requirements during the design stage. This resear­ch investigates the product designer's relationship with the problems relating the ecological, social and economic dimensions. With this study, it is clear that only the education for sustainability can ensure that certain market paradigms, such as the con­tinued quantitative growth can be overcome.
id UFSC_759f2022dbb228546b32644c3e941e62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240059
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADEO presente artigo é o resultado de estudos e considerações sobre a prática profissional do designer de produto orientado pelos parâmetros do desenvolvimento sustentável. Como prova de conceito, propõe-se o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, expresso através de um processo em uma ferramenta lúdica — um jogo — que auxilie designers e projetistas a considerarem requisitos sustentáveis durante a fase de projetação. Essa pesquisa investiga a relação do designer de produto com a problemática relacionando as dimensões ecológica, social e econômica. Com este estudo, percebe-se que somente a educação para a sustentabilidade pode assegurar que certos paradigmas mercadoló­gicos, tais como o crescimento quantitativo contínuo possam ser superados. ABSTRACT This paper is the result of studies and considerations of professional practice of product designer guided by sustainable development parameters. As proof of concept, an object of learning was developed expressed through a process in a playful tool —a game — that helps designers and designers to consider sustainable requirements during the design stage. This resear­ch investigates the product designer's relationship with the problems relating the ecological, social and economic dimensions. With this study, it is clear that only the education for sustainability can ensure that certain market paradigms, such as the con­tinued quantitative growth can be overcome.UFSC - Federal University of Santa Catarina2015-11-112022-09-23T12:27:25Z2022-09-23T12:27:25Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/117510.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.116-125https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240059Mix Sustentável; Vol. 1 No. 2 (2015): Mix Sustentável (edição especial - V SBDS); 116-125MIX Sustentável; v. 1 n. 2 (2015): Mix Sustentável (edição especial - V SBDS); 116-1252447-30732447-0899reponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1175/539Copyright (c) 2016 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carlos Viana daRibeiro, Vinicius GadisSilveira, André da2022-09-23T12:27:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240059Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-23T12:27:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE
title CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE
spellingShingle CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE
Silva, Carlos Viana da
title_short CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE
title_full CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE
title_fullStr CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE
title_full_unstemmed CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE
title_sort CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE
author Silva, Carlos Viana da
author_facet Silva, Carlos Viana da
Ribeiro, Vinicius Gadis
Silveira, André da
author_role author
author2 Ribeiro, Vinicius Gadis
Silveira, André da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Viana da
Ribeiro, Vinicius Gadis
Silveira, André da
description O presente artigo é o resultado de estudos e considerações sobre a prática profissional do designer de produto orientado pelos parâmetros do desenvolvimento sustentável. Como prova de conceito, propõe-se o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, expresso através de um processo em uma ferramenta lúdica — um jogo — que auxilie designers e projetistas a considerarem requisitos sustentáveis durante a fase de projetação. Essa pesquisa investiga a relação do designer de produto com a problemática relacionando as dimensões ecológica, social e econômica. Com este estudo, percebe-se que somente a educação para a sustentabilidade pode assegurar que certos paradigmas mercadoló­gicos, tais como o crescimento quantitativo contínuo possam ser superados. ABSTRACT This paper is the result of studies and considerations of professional practice of product designer guided by sustainable development parameters. As proof of concept, an object of learning was developed expressed through a process in a playful tool —a game — that helps designers and designers to consider sustainable requirements during the design stage. This resear­ch investigates the product designer's relationship with the problems relating the ecological, social and economic dimensions. With this study, it is clear that only the education for sustainability can ensure that certain market paradigms, such as the con­tinued quantitative growth can be overcome.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
2022-09-23T12:27:25Z
2022-09-23T12:27:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1175
10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.116-125
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240059
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1175
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240059
identifier_str_mv 10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.116-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1175/539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 MIX Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 MIX Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Mix Sustentável; Vol. 1 No. 2 (2015): Mix Sustentável (edição especial - V SBDS); 116-125
MIX Sustentável; v. 1 n. 2 (2015): Mix Sustentável (edição especial - V SBDS); 116-125
2447-3073
2447-0899
reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652314035093504