Atividades experimentais em sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105278 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_75c23a64ed4f9ae44918a06da450bfb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/105278 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Atividades experimentais em sequência didáticaFísica - estudo e ensinoFísica ensino médioTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.0 presente trabalho tern como objetivo verificar o papel das atividades experimentais, no processo ensino-aprendizagem em Física. 0 trabalho apresenta algumas discussões que giram em torno do tema e o desenvolvimento de atividades experimentais em uma seqüência didática, realizada em sala de aula com alunos da 2a série do Ensino Médio, demonstrando como as atividades experimentais contribuem para a melhoria do ensino de Física. Estas atividades foram elaboradas e conduzidas pelo professor, desenvolvidas pelos alunos, seguindo uma estratégia de trabalho que se caracterizou pela ação, pelo questionamento e pela reflexão, onde os alunos tiveram a oportunidade de explicitar livremente suas concepções e seu modo de pensar a respeito dos fenômenos observados ou das questões propostas. Adotando a concepção construtivista para o ensino de Física as atividades experimentais sobre o "empuxo exercido por um fluido" foram desenvolvidas em sala de aula, caracterizadas por momentos didáticos: Introdução ao tema, problematização inicial a partir do cotidiano dos alunos, investigação do problema através das atividades experimentais, introdução aos modelos teóricos e suas discussões e aplicação do conhecimento.Alves Filho, José de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaMartello, Eniomar2013-10-11T17:17:45Z2013-10-11T17:17:45Z2013-10-112001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105278porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-02T17:45:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105278Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-02T17:45:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades experimentais em sequência didática |
title |
Atividades experimentais em sequência didática |
spellingShingle |
Atividades experimentais em sequência didática Martello, Eniomar Física - estudo e ensino Física ensino médio |
title_short |
Atividades experimentais em sequência didática |
title_full |
Atividades experimentais em sequência didática |
title_fullStr |
Atividades experimentais em sequência didática |
title_full_unstemmed |
Atividades experimentais em sequência didática |
title_sort |
Atividades experimentais em sequência didática |
author |
Martello, Eniomar |
author_facet |
Martello, Eniomar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves Filho, José de Pinho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martello, Eniomar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Física ensino médio |
topic |
Física - estudo e ensino Física ensino médio |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2013-10-11T17:17:45Z 2013-10-11T17:17:45Z 2013-10-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105278 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
76 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652141613547520 |