Estudo da satisfação no trabalho: uma aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares Filho, João Pedro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91040
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTavares Filho, João PedroRojas Lezana, Alvaro Guillermo2012-10-23T18:09:12Z2012-10-23T18:09:12Z20082008262434http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91040Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente pesquisa teve como objetivo demonstrar o nível de satisfação dos servidores técnico-administrativos, com pós-graduação, da UFSC. De um modo geral a tese aborda satisfação, motivação e qualidade de vida no trabalho (QVT) dos servidores federais em educação, tendo por parâmetros as determinações da Lei Federal No 11.091/05, a literatura interdisciplinar especializada no assunto # Psicologia do Trabalho, Ergonomia, Direito do Trabalho, Cultura Organizacional e outras. Para a verificação da tese, foi realizado um estudo de caso dos servidores técnico-administrativos pós-graduados da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC. Obteve-se, na maioria dos critérios e aferições usados e aplicados através de questionário, contendo questões abertas e fechadas. Orienta-se a análise da satisfação do trabalho pelo fator reconhecimento de qualificações profissionais adquiridas durante o tempo de trabalho na organização. Legitima-se esse recorte da população-alvo pelo fato que a referida Lei 11.091/05 dá garantias ao desenvolvimento da educação e qualificação continuadas, fazendo disso um dos critérios principais de promoção e que, paradoxalmente, limita o crescimento profissional dos servidores ao patamar de classificação em que ingressaram na universidade. O que se mostrou através do estudo de caso e da reflexão da literatura especializada é que o não-aproveitamento organizacional de qualificações adquiridas gera insatisfação profissional e esta reduz o desempenho produtivo do trabalhador, implicando em perdas qualitativas e quantitativas para a organização e a sociedade. Além disso, mostra-se, também, que há um problema, simultaneamente, econômico, ético, social e político, envolvido no fato de que a organização em questão destine recursos públicos mesmo que somente em termos de horas de trabalho do servidor destinadas à sua qualificação # e depois não retome este investimento ao não utilizar as novas qualificações adquiridas. Esses sujeitos constituem as forças criativas do trabalho e agentes principais do desempenho produtivo da organização e da sociedade que dela depende e/ou que a mantém. Tais investigações permitem com que se contribua com o estabelecimento de ações estratégicas claras e definidas em relação aos fatores motivacionais de Recursos Humanos # RHs, evitando gerar expectativas ilusórias que se transformam em frustração e insatisfação.1 v.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoSatisfação no trabalhoFlorianopolis (SC)Estudo da satisfação no trabalho: uma aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL262434.pdfapplication/pdf914379https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91040/1/262434.pdff05baa0a3952a4d54c96284a66ff19dbMD51TEXT262434.pdf.txt262434.pdf.txtExtracted Texttext/plain238609https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91040/2/262434.pdf.txt75474da1e99bb1dc0bb9d19889bacd9fMD52THUMBNAIL262434.pdf.jpg262434.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91040/3/262434.pdf.jpgb6a428121a5111614fecb9daf13e5cd1MD53123456789/910402013-05-05 04:51:39.282oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91040Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:51:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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