Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85306
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_761e887c003bd53195c922a0cf8f115a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85306
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informáticaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAlunosAprendizagemInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEssa pesquisa avalia a questão do Ensino à Distância com relação à aprendizagem dos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou-se uma fundamentação teórica voltada para os aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e a sua influência na tecnologia da educação, considerando a história do EaD. Na seqüência abordam-se os paradigmas educacionais e os aspectos culturais do EaD. Na metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva, utilizando-se um estudo de caso, buscando descrever e explicar os dados de determinada população. Para a técnica de coleta de dados foi utilizado o questionário, cuja análise foi predominantemente qualitativa. As conclusões delinearam que os alunos do Curso de Psicologia Organizacionais têm necessidade de adaptação, flexibilidade e facilidades que a metodologia do EaD proporciona. A pesquisa também demonstrou que o ambiente de ensino/aprendizagem do PPGEP/UFSC tem características construtivistas, calcados no trabalho cooperativo com suporte computacional e planejados a partir do reconhecimento das necessidades do aprendiz. Este ambiente de ensino/aprendizagem trouxe significativos resultados que estão, gradativamente, sendo alcançados, permitindo, desta forma, a conquista de um diferencial competitivo sustentável pela UFSC. This research evaluates the issue of Virtual Teaching in relation to the learning of the students at the Federal University of Santa Catarina. A theoretical foundation was employed with views to the main aspects of pedagogical practices and their influence in education technology, taking into account the history of EaD. Following, it covers the educational paradigms as well as the cultural aspects at EaD. In the methodology, the exploratory-descriptive research was utilized, together with a case study, thus looking for describing and explaining the data of a given population. For the data collection a questionnaire was used, whose analysis was predominantly a qualitative one. The conclusions pointed out that the students of the Organizational Psychology Course require adaptation, flexibility and easiness that the EaD provides. The research also showed that the teaching/learning environment at PPGEP/UFSC have constructive characteristics, relied upon cooperative work with computational support, and planned from the recognition of the learner's needs. This teaching/learning environment brought outcomes that have gradually been reached, thus allowing the attainment of a sustainable and competitive differential by UFSC.Florianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUlbricht, LeandraUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Maria Luisa Campolina Costa2012-10-20T17:22:24Z2012-10-20T17:22:24Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis87 f.| il.application/pdf223590http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:39:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:39:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
title Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
spellingShingle Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Alunos
Aprendizagem
Inovações tecnológicas
title_short Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
title_full Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
title_fullStr Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
title_full_unstemmed Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
title_sort Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
author Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa
author_facet Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Ulbricht, Leandra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Alunos
Aprendizagem
Inovações tecnológicas
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Alunos
Aprendizagem
Inovações tecnológicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T17:22:24Z
2012-10-20T17:22:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 223590
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85306
identifier_str_mv 223590
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652308857225216