Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85306 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_761e887c003bd53195c922a0cf8f115a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85306 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informáticaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAlunosAprendizagemInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEssa pesquisa avalia a questão do Ensino à Distância com relação à aprendizagem dos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou-se uma fundamentação teórica voltada para os aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e a sua influência na tecnologia da educação, considerando a história do EaD. Na seqüência abordam-se os paradigmas educacionais e os aspectos culturais do EaD. Na metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva, utilizando-se um estudo de caso, buscando descrever e explicar os dados de determinada população. Para a técnica de coleta de dados foi utilizado o questionário, cuja análise foi predominantemente qualitativa. As conclusões delinearam que os alunos do Curso de Psicologia Organizacionais têm necessidade de adaptação, flexibilidade e facilidades que a metodologia do EaD proporciona. A pesquisa também demonstrou que o ambiente de ensino/aprendizagem do PPGEP/UFSC tem características construtivistas, calcados no trabalho cooperativo com suporte computacional e planejados a partir do reconhecimento das necessidades do aprendiz. Este ambiente de ensino/aprendizagem trouxe significativos resultados que estão, gradativamente, sendo alcançados, permitindo, desta forma, a conquista de um diferencial competitivo sustentável pela UFSC. This research evaluates the issue of Virtual Teaching in relation to the learning of the students at the Federal University of Santa Catarina. A theoretical foundation was employed with views to the main aspects of pedagogical practices and their influence in education technology, taking into account the history of EaD. Following, it covers the educational paradigms as well as the cultural aspects at EaD. In the methodology, the exploratory-descriptive research was utilized, together with a case study, thus looking for describing and explaining the data of a given population. For the data collection a questionnaire was used, whose analysis was predominantly a qualitative one. The conclusions pointed out that the students of the Organizational Psychology Course require adaptation, flexibility and easiness that the EaD provides. The research also showed that the teaching/learning environment at PPGEP/UFSC have constructive characteristics, relied upon cooperative work with computational support, and planned from the recognition of the learner's needs. This teaching/learning environment brought outcomes that have gradually been reached, thus allowing the attainment of a sustainable and competitive differential by UFSC.Florianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUlbricht, LeandraUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Maria Luisa Campolina Costa2012-10-20T17:22:24Z2012-10-20T17:22:24Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis87 f.| il.application/pdf223590http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:39:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:39:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática |
title |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática |
spellingShingle |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa Engenharia de produção Ensino a distancia Alunos Aprendizagem Inovações tecnológicas |
title_short |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática |
title_full |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática |
title_fullStr |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática |
title_full_unstemmed |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática |
title_sort |
Os meios multissensoriais da tecnologia de ensino na era da informática |
author |
Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa |
author_facet |
Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis Ulbricht, Leandra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Luisa Campolina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Alunos Aprendizagem Inovações tecnológicas |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Alunos Aprendizagem Inovações tecnológicas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T17:22:24Z 2012-10-20T17:22:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
223590 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85306 |
identifier_str_mv |
223590 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
87 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652308857225216 |