Previsão de demanda em uma empresa do ramo de revestimentos cerâmicos: uma avaliação de técnicas quantitativas e estratégias top-down e bottom-up

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feller, Amanda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228294
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
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spelling Previsão de demanda em uma empresa do ramo de revestimentos cerâmicos: uma avaliação de técnicas quantitativas e estratégias top-down e bottom-upPrevisão de Demanda. S&OP. Planejamento da Produção. Acuracidade da previsão.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.A previsão de demanda tem papel fundamental em várias áreas de uma empresa, visto que auxilia na tomada de decisão mais assertiva, além de grande importância no planejamento da produção. Existem diversos métodos tanto quantitativos como qualitativos para estabelecer-se uma previsão de demanda, em que o maior desafio é prever com maior acuracidade possível. O processo de Planejamento de Vendas e Operações é uma metodologia essencial quando se trata de previsão de demanda já que tem como um dos principais propósitos alinhar a demanda com suprimentos para que não haja carência e nem excesso de produtos. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar previsões utilizando métodos quantitativos para famílias de produtos e itens e fazer uma avaliação das estratégias top-down e bottom-up para uma empresa do ramo de revestimentos cerâmicos. Com a classificação da demanda e curva ABC, seleciona-se as cinco famílias que possuem demanda smooth e maior percentual de participação de vendas para realizar o estudo, e a partir dessas famílias foi escolhida duas para realizar as projeções dos SKU’s. Em seguida, foi realizado uma avaliação dos métodos de previsão com base no erro percentual médio (MAPE). Os métodos quantitativos trouxeram resultados satisfatórios para as famílias, visto que, a média do MAPE para as cinco famílias utilizando os métodos quantitativos, ficou em 22%, e 24,2% pelo método utilizado pela empresa. Fazendo a avaliação das estratégias de previsão, a abordagem bottom-up obteve resultados de MAPE menores que pela abordagem top-down para as duas famílias analisas, onde a média de diferença entre os erros pelas duas estratégias ficou em aproximadamente 18%.Joinville, SCStaudt, Francielly HedlerUniversidade Federal de Santa CatarinaFeller, Amanda2021-09-28T19:54:00Z2021-09-28T19:54:00Z2021-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis89 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228294info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-28T19:54:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228294Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-28T19:54:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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