A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Soares dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236052
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
id UFSC_769e2ee743a3312716244ede7c2af2f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236052
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileirasEducação científica e tecnológicaMatemáticaEducação infantilProfessores de matemáticaRevisão sistemáticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.Essa pesquisa busca investigar e compreender qual o conhecimento matemático e as práticas pedagógicas que o contemplam nos espaços da Educação Infantil, evidenciados na produção da área de pesquisa e de práticas em Educação Matemática. Para isso, foi desenvolvido um Estado da Arte das pesquisas e práticas socializadas em meios acessíveis de publicação na internet, no período de 2009 a 2019. As fontes selecionadas para a produção de dados foram: Anais de Eventos que promovem espaços de socializações nos eixos de Formação de Professores que ensinam matemática e Educação Matemática na Infância; Google Acadêmico; Banco de Teses e Dissertações da CAPES; Portal de Periódicos da CAPES. O corpus foi definido em 55 trabalhos, após processos de exclusão com critérios definidos. As análises dos trabalhos que constituíram o corpus de pesquisa foram realizadas por meio do fichamento dos trabalhos encontrados e a posterior sistematização das informações, realizadas com o auxílio do software Atlas.ti que possibilitou codificar as informações mais recorrentes, de acordo com nossos objetivos de pesquisa. Analisamos, inicialmente, os aspectos gerais e físicos das produções, com destaque para as informações que contemplam, sobretudo, os campos matemáticos desenvolvidos e as práticas pedagógicas realizadas nas instituições de Educação Infantil. A partir do embasamento e do contraste com a literatura do campo, a análise do corpus sustentou o diálogo com as categorias emergentes, que foram analisadas e discutidas com o propósito de dispor nossas percepções e reflexões sobre as possibilidades na promoção de experiências com a Matemática na Educação Infantil e as práticas pedagógicas com a Matemática que vêm sendo desenvolvidas na Educação Infantil, de acordo com os indicativos dos trabalhos analisados. Identificamos uma tendência em privilegiar o conhecimento matemático com limitações ao Campo dos Números em detrimento dos outros campos indicados pela literatura, bem como a recorrência nas escolhas metodológicas que utilizam os Jogos e as Brincadeiras como práticas pedagógicas que desenvolvem os conhecimentos matemáticos com as crianças. Essas duas categorias emergentes constituíram nosso foco de investigação e análise com as quais buscamos proporcionar subsídios para a ampliação na organização dos cursos de formação inicial e continuada para professoras da Educação Infantil.Abstract: This research seeks to investigate and understand what is the mathematical knowledge and which are the pedagogical practices that contemplate it in the spaces of Early Childhood Education, evidenced in the production of research and practices in Mathematics Education. For this, a State of the Art of the research and practices socialized in accessible means of publication on the internet was developed in the period from 2009 to 2019. The sources selected for the data production were: Annals of Events that promote spaces for socialization in the axes of Training of Teachers who Teach Mathematics and Mathematics Education in Childhood, Google Scholar; CAPES Thesis and Dissertation Database; CAPES Periodical Portal. The corpus was defined at 55 papers, after exclusion processes with defined criteria. The analyses of the studies that constituted the research corpus were carried out through the classification of the found papers and the subsequent systematization of the information, carried out with the aid of the Atlas.ti software, which made it possible to encode the most recurrent information, according to our research objectives.Initially, we analyzed the general and physical aspects of the productions, with emphasis on the information that contemplates, above all, the mathematical fields developed and the pedagogical practices carried out in Early Childhood Education institutions. From the basis and contrast with the field literature, the analysis of the corpus, supported the dialogue with the emerging categories, which were analyzed and discussed with the purpose of disposing our perceptions and reflections on the possibilities in promoting experiences with Mathematics Education in Early Childhood and pedagogical practices with Mathematics that have been developed in Early Childhood Education, according to the indications of the analyzed papers. We identified a tendency to privilege mathematical knowledge with limitations to the Field of Numbers instead of other fields indicated by the literature, as well as the recurrence in the methodological choices that use Games and Play as pedagogical practices that develop mathematical knowledge with children. These two emerging categories constituted our investigation's focus and analysis with which we sought to provide subsidies for the expansion in the organization of initial and continuing education courses for teachers of Early Childhood Education.Grando, Regina CéliaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Raquel Soares dos2022-07-04T23:19:07Z2022-07-04T23:19:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235 p.| il., gráfs.application/pdf376959https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236052porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T23:19:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236052Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-04T23:19:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
title A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
spellingShingle A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
Santos, Raquel Soares dos
Educação científica e tecnológica
Matemática
Educação infantil
Professores de matemática
Revisão sistemática
title_short A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
title_full A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
title_fullStr A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
title_full_unstemmed A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
title_sort A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
author Santos, Raquel Soares dos
author_facet Santos, Raquel Soares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grando, Regina Célia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Educação infantil
Professores de matemática
Revisão sistemática
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Educação infantil
Professores de matemática
Revisão sistemática
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04T23:19:07Z
2022-07-04T23:19:07Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 376959
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236052
identifier_str_mv 376959
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652027821031424