Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241752 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre as possibilidades de ampliar a compreensão da relação entre cinema e educação a partir dos fenômenos e mecanismos da percepção e da cognição numa dimensão corporal, que estamos denominando de incorporações. O objetivo é especificar novas possibilidades e discutir novos limites teóricos e didáticos do ensino aprendizagem do cinema através das incorporações. Para isso, realizamos um estudo teórico e uma pesquisa aplicada articulando a didática e o cinema em diálogo com a mídia-educação. Entre as considerações, identificamos uma trilha fértil de novas possibilidades para ensinar e aprender cinema, a partir do cruzamento dos pontos de vista cognitivo, estético, cultural, social e político considerando o corpo como sujeito da percepção e da cognição. |
id |
UFSC_76aabf6e23bf75c7b11d89807afdbc32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241752 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativasEducaçãoCinemaIncorporaçõesNeste artigo apresentamos uma pesquisa sobre as possibilidades de ampliar a compreensão da relação entre cinema e educação a partir dos fenômenos e mecanismos da percepção e da cognição numa dimensão corporal, que estamos denominando de incorporações. O objetivo é especificar novas possibilidades e discutir novos limites teóricos e didáticos do ensino aprendizagem do cinema através das incorporações. Para isso, realizamos um estudo teórico e uma pesquisa aplicada articulando a didática e o cinema em diálogo com a mídia-educação. Entre as considerações, identificamos uma trilha fértil de novas possibilidades para ensinar e aprender cinema, a partir do cruzamento dos pontos de vista cognitivo, estético, cultural, social e político considerando o corpo como sujeito da percepção e da cognição.2022-11-01T12:17:48Z2022-11-01T12:17:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241752Ferrari, RodrigoFantin, Monicaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:17:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241752Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-11-01T12:17:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas |
title |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas |
spellingShingle |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas Ferrari, Rodrigo Educação Cinema Incorporações |
title_short |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas |
title_full |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas |
title_fullStr |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas |
title_full_unstemmed |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas |
title_sort |
Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas |
author |
Ferrari, Rodrigo |
author_facet |
Ferrari, Rodrigo Fantin, Monica |
author_role |
author |
author2 |
Fantin, Monica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Rodrigo Fantin, Monica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cinema Incorporações |
topic |
Educação Cinema Incorporações |
description |
Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre as possibilidades de ampliar a compreensão da relação entre cinema e educação a partir dos fenômenos e mecanismos da percepção e da cognição numa dimensão corporal, que estamos denominando de incorporações. O objetivo é especificar novas possibilidades e discutir novos limites teóricos e didáticos do ensino aprendizagem do cinema através das incorporações. Para isso, realizamos um estudo teórico e uma pesquisa aplicada articulando a didática e o cinema em diálogo com a mídia-educação. Entre as considerações, identificamos uma trilha fértil de novas possibilidades para ensinar e aprender cinema, a partir do cruzamento dos pontos de vista cognitivo, estético, cultural, social e político considerando o corpo como sujeito da percepção e da cognição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-11-01T12:17:48Z 2022-11-01T12:17:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241752 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651904940507136 |