Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Rodrigo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fantin, Monica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241752
Resumo: Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre as possibilidades de ampliar a compreensão da relação entre cinema e educação a partir dos fenômenos e mecanismos da percepção e da cognição numa dimensão corporal, que estamos denominando de incorporações. O objetivo é especificar novas possibilidades e discutir novos limites teóricos e didáticos do ensino aprendizagem do cinema através das incorporações. Para isso, realizamos um estudo teórico e uma pesquisa aplicada articulando a didática e o cinema em diálogo com a mídia-educação. Entre as considerações, identificamos uma trilha fértil de novas possibilidades para ensinar e aprender cinema, a partir do cruzamento dos pontos de vista cognitivo, estético, cultural, social e político considerando o corpo como sujeito da percepção e da cognição.
id UFSC_76aabf6e23bf75c7b11d89807afdbc32
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241752
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativasEducaçãoCinemaIncorporaçõesNeste artigo apresentamos uma pesquisa sobre as possibilidades de ampliar a compreensão da relação entre cinema e educação a partir dos fenômenos e mecanismos da percepção e da cognição numa dimensão corporal, que estamos denominando de incorporações. O objetivo é especificar novas possibilidades e discutir novos limites teóricos e didáticos do ensino aprendizagem do cinema através das incorporações. Para isso, realizamos um estudo teórico e uma pesquisa aplicada articulando a didática e o cinema em diálogo com a mídia-educação. Entre as considerações, identificamos uma trilha fértil de novas possibilidades para ensinar e aprender cinema, a partir do cruzamento dos pontos de vista cognitivo, estético, cultural, social e político considerando o corpo como sujeito da percepção e da cognição.2022-11-01T12:17:48Z2022-11-01T12:17:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241752Ferrari, RodrigoFantin, Monicaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:17:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241752Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-11-01T12:17:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
title Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
spellingShingle Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
Ferrari, Rodrigo
Educação
Cinema
Incorporações
title_short Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
title_full Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
title_fullStr Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
title_full_unstemmed Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
title_sort Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas
author Ferrari, Rodrigo
author_facet Ferrari, Rodrigo
Fantin, Monica
author_role author
author2 Fantin, Monica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Rodrigo
Fantin, Monica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cinema
Incorporações
topic Educação
Cinema
Incorporações
description Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre as possibilidades de ampliar a compreensão da relação entre cinema e educação a partir dos fenômenos e mecanismos da percepção e da cognição numa dimensão corporal, que estamos denominando de incorporações. O objetivo é especificar novas possibilidades e discutir novos limites teóricos e didáticos do ensino aprendizagem do cinema através das incorporações. Para isso, realizamos um estudo teórico e uma pesquisa aplicada articulando a didática e o cinema em diálogo com a mídia-educação. Entre as considerações, identificamos uma trilha fértil de novas possibilidades para ensinar e aprender cinema, a partir do cruzamento dos pontos de vista cognitivo, estético, cultural, social e político considerando o corpo como sujeito da percepção e da cognição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-11-01T12:17:48Z
2022-11-01T12:17:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241752
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651904940507136