Proposição de medidas mitigatórias para redução do risco de choques entre veículos e obstáculos fixos: um estudo de caso na BR-153/TO
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178571 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias. |
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Proposição de medidas mitigatórias para redução do risco de choques entre veículos e obstáculos fixos: um estudo de caso na BR-153/TOmedidas mitigatóriassaida de pistachoque com árvoressegurança viáriaTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias.Este trabalho propõe medidas mitigatórias para a redução dos riscos de acidentes e as consequências advindas dos choques em árvores em saídas de pista no trecho da Rodovia BR-153/TO. Os dados disponibilizados pelo Sistema Integrado de Operações Rodoviárias-SIOR indicam que a incidência de acidentes relacionados a saída de pista na BR-153/TO, está 20% acima da média nacional e que segundo Ferraz et. al.(2008), os mesmos correspondem a 30% do total de acidentes e aproximadamente 25% dos acidentes com vitimas fatais, ressaltando a necessidade de estudos para a proposição de intervenções mitigatórias. O trabalho apresenta os conceitos básicos de engenharia de segurança viária e os programas de gestão da malha e de segurança viária do DNIT. Após a caracterização da BR 153/TO é feita uma análise comparativa dos acidentes ocorridos nessa rodovia e nas demais rodovias federais sob a circunscrição do DNIT. E um estudo empírico em locais aleatórios da BR 153/TO visando mensurar o quantitativo de árvores posicionadas em locais que ofereciam algum tipo de risco ao tráfego e identificar os custos visando a instalação de dispositivos de proteção ou remoção das mesmas. Foi, também aplicado um questionário aos servidores do DNIT encarregados da fiscalização do trecho em estudo, visando identificar o seu grau de conhecimento e comprometimento sobre o assunto. Foi constatado insegurança e a falta de padronização por parte dos servidores do DNIT na efetivação das ações mitigatórias para minimizar o risco detectado. Foi proposto ao DNIT algumas ações de baixo custo visando a eliminação do risco ou a amenização de suas consequências, e que possam subsidiar com clareza as tomadas de decisões por parte dos técnicos do DNIT, eliminando as incertezas e incentivando a adoção de medidas para a minimização do risco.Mori, Flavio deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Pedro Alves da2017-08-22T00:19:47Z2017-08-22T00:19:47Z2017-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178571porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-22T00:19:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178571Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-22T00:19:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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