Estimulação sensorial precoce em lactentes pré-termo de baixo risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodovanski, Giovana Pascoali
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193239
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Araranguá, 2018.
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spelling Estimulação sensorial precoce em lactentes pré-termo de baixo riscoReabilitaçãoPrematurosTriagem neonatalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Araranguá, 2018.Introdução: O nascimento prematuro foi definido como lactentes nascidos vivos antes de completar 37 semanas de idade gestacional. Muitos destes lactentes enfrentam uma vida inteira de dificuldades, como déficits na aprendizagem e alterações nos sistemas sensoriais. Estas alterações podem desempenhar um papel negativo no seu desenvolvimento. Sabendo disto: 1. Quais as intervenções sensoriais e quão efetivas são no tratamento precoce de lactentes pré-termo (PT)?; 2. O sistema visual é prejudicado pela prematuridade? A estimulação sensorial visual pode trazer benefícios ao desenvolvimento da visão de lactentes PT?; 3. Como realizar a intervenção sensorial visual nesta população em um ambiente com recursos limitados? Objetivo: Investigar os métodos de intervenção e sua eficácia ao sistema sensorial de lactentes PT, analisar os possíveis benefícios da estimulação visual precoce no desenvolvimentodas funções visuais e elaborar uma forma válida de intervenção visual. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática com meta-análise (Estudo 1), um estudo piloto de um ensaio clínico randomizado controlado envolvido unicamente com o sistema visual de lactentes PT (Estudo 2) e elaborado um protocolo de tratamento precoce das funções visuais e avaliação da visão e do desenvolvimento motor para estes. Resultados: Após o Estudo 1, foi constatada uma evidência crescente da estimulação sensorial precoce em lactentes PT, além de uma lacuna de ensaios clínicos randomizados controlados aplicados ao sistema sensorial visual. Sabendo da importância da visão para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e psicossocial do lactente, foi realizado o Estudo 2, no qual verificamos resultados estatisticamente significativos para a função acompanhamento visual após a estimulação visual precoce por meio de cartões com figuras de alto contraste. Este resultado positivo fomentou o Estudo 3, que resultou em um protocolo de um ensaio clínico randomizado controlado, com a finalidade de diminuir os possíveis vieses do Estudo 2 e possibilitar o tratamento de lactentes PT de baixo risco em regiões carentes de intervenção precoce.Abstract : Introduction: Preterm birth was defined as live birth infants before 37 weeks of gestational age. Many of these infants face a lifetime of difficulties, such as deficits in learning and changes in sensory systems. These changes may play a negative role in their development. Knowing this: 1. What are the sensory interventions and how effective are they in the early treatment of preterm infants (PT) ?; 2. Is the visual system impaired by prematurity? Can visual sensory stimulation benefit the development of PT? 3. How to perform visual sensory intervention in this population in an environment with limited resources? Objective: To investigate the methods of intervention and their effectiveness in the PT infantile sensory system, to analyze the possible benefits of early visual stimulation in the development of visual functions and to develop a valid form of visual intervention. Methods: A systematic review with meta-analysis (Study 1), a pilot study of a randomized controlled trial involving only the visual system of infants PT (Study 2) and a protocol for the early treatment of visual functions and evaluation vision and motor development for them. Results: After Study 1, there was an increasing evidence of early sensory stimulation in PT infants, as well as a gap in randomized controlled clinical trials applied to the visual sensory system. Knowing the importance of vision for the motor, cognitive, emotional and psychosocial development of the infant, study 2 was carried out, in which we verified statistically significant results for the visual follow-up function after early visual stimulation using cards with high contrast figures. This positive result encouraged Study 3, which resulted in a protocol of a randomized controlled trial, aimed at reducing possible biases in Study 2 and enabling the treatment of low-risk PT infants in regions lacking early intervention.Santos, Adriana Neves dosMoreira, Rafaela SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaRodovanski, Giovana Pascoali2019-02-09T03:01:20Z2019-02-09T03:01:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis244 p.| il., tabs.application/pdf357909https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193239porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-09T03:01:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193239Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-09T03:01:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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