Deficiência e permanência estudantil na educação superior pública: possibilidades concretas aos estudantes com deficiência na UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bevilacqua, Tatiane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205089
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2018.
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spelling Deficiência e permanência estudantil na educação superior pública: possibilidades concretas aos estudantes com deficiência na UFSCServiço socialEstudantes com deficiênciaEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2018.Este estudo versa sobre as possibilidades de permanência dos estudantes com deficiência na educação superior. Se constitui num estudo de caso de caráter exploratório, uma vez que não se localizou estudos sobre a permanência dos estudantes com deficiência para além das ações realizadas pelos núcleos de acessibilidade. Como objetivo geral, portanto, tem-se refletir e problematizar as possibilidades concretas de permanência do estudante com deficiência na educação superior pública . Como proposta metodológica, realizou-se revisão teórica e pesquisa documental. Dois temas foram abordados na revisão teórica. O primeiro acerca das particularidades do tema da deficiência, considerando que o tema ainda é pouco discutido no Serviço Social, e o segundo sobre realidade controversa da política de educação superior na dinâmica capitalista brasileira visando descortinar as possibilidades de garantia de permanência aos estudantes com deficiência. A pesquisa documental teve como lócus da pesquisa a Universidade Federal de Santa Catarina, tomando-a como exemplo singular para alcançar os objetivos propostos. A pesquisa documental ocorreu nos sites e setores institucionais para realizar o levantamento dos serviços e programas de atendimento ao estudante, que direta ou indiretamente, contribuem para a permanência estudantil, e também nas normativas, relatórios e editais, no sentido de localizar a inserção dos estudantes com deficiência e a previsão/existência de acessibilidade, problematizando-se as possibilidades reais de permanência. Para além da coleta documental, houve a necessidade de se realizar contatos institucionais. O método de análise que fundamenta esta pesquisa vincula-se ao pensamento materialista-histórico. Como resultados, evidenciou-se que a deficiência não se define pela limitação motora, sensorial ou intelectual, nem por uma lesão, nem por doença, nem pela falta de estruturas do corpo. Todas estas condições são qualificadores da deficiência. O que a define é a restrição de participação da pessoa nos diferentes espaços e políticas públicas, de acordo com modelo social da deficiência e com a definição adotada na Lei Brasileira de Inclusão. Assim, a diversidade de corpos e de formas de viver é tomada como parte da condição humana. Desta forma, a deficiência torna-se uma questão sociopolítica, que requer mudanças estruturais. Esta compreensão, que ainda convive com a perspectiva positivista/individualizante da deficiência, foi delineada a partir dos movimentos sociais das pessoas com deficiência. A educação superior pública, como direito social, está em disputa. Concretamente, os recursos orçamentários estão mais escassos, o que impede a alteração da condição de precariedade expressa na falta de espaços físicos e de acessibilidade, na quantidade insuficiente de servidores, na falta de recursos para a pesquisa e extensão em projetos que visam responder às demandas sociais. Como possibilidades, se coloca a inserção de estudantes que historicamente não acessavam a educação superior e o surgimento e fortalecimento de coletivos e movimentos estudantis. A pesquisa documental indicou que o planejamento dos serviços e programas que contribuem à permanência estudantil ainda não considera a acessibilidade como diretriz; que não há menção sobre a participação dos estudantes com deficiência em instâncias consultivas ou deliberativas; nem informações sistematizadas sobre a inserção dos mesmos nos serviços e programas de permanência. Neste contexto, os coletivos de estudantes, o movimento estudantil e os programas e serviços de permanência devem desempenhar uma função primordial em relação a visibilidade deste grupo social e na defesa de seus direitos, incluindo-se a realização de ações que visem abordar a discriminação e o preconceito. Tais são as possibilidades concretas de se efetivar a permanência aos estudantes com deficiência.Abstract : This study deals with the possibility of permanence of students with disabilities in higher education. It constitutes an exploratory case study, since no studies on the permanence of students with disabilities were found beyond the actions carried out by the accessibility groups. As a general objective, therefore, one has to \"reflect and problematize the concrete possibilities of permanence of the disabled student in public higher education\". As a methodological proposal, theoretical review and documentary research were carried out. Two themes were addressed in the theoretical review. The first one about the particularities of the disability issue, considering that the subject is still little discussed in Social Work, and the second on the controversial reality of higher education policy in the Brazilian capitalist dynamics in order to reveal the possibilities of guaranteeing permanence for students with disabilities. The documentary research had as a locus of the research the Federal University of Santa Catarina, taking it as a singular example to reach the proposed objectives. The documentary research was carried out in the sites and institutional sectors to carry out the survey of the services and programs of attendance to the student, that directly or indirectly, contribute to student permanence, as well as in the regulations, reports and edicts, in the sense of locating the students' insertion with disability and the prediction / existence of accessibility, problematizing the real possibilities of permanence. Besides the documentary collection, it was necessary to make institutional contacts. The method of analysis that underlies this research is linked to materialist-historical thinking. As results, it was shown that the deficiency is not defined by the motor, sensorial or intellectual limitation, nor by an injury, nor by disease, nor by the lack of structures of the body. All these conditions qualify the disability. What defines it is the restriction of the person's participation in the different spaces and public policies, according to the social model of the disability and with the definition adopted in the Brazilian Inclusion Law. Thus, the diversity of bodies and ways of living is taken as part of the human condition. In this way, disability becomes a sociopolitical issue, requiring structural changes. This understanding, which still lives with the positivist / individualizing perspective of disability, was drawn from the social movements of people with disabilities. Public higher education, as a social right, is in dispute. Specifically, budgetary resources are more scarce, which prevents the change in the precarious condition expressed in the lack of physical spaces and accessibility, the insufficient number of servers, the lack of resources for research and extension in projects that respond to the demands social policies. As possibilities, we place the insertion of students who historically did not access higher education and the emergence and strengthening of student groups and movements. The documentary research indicated that the planning of services and programs that contribute to student stay still does not consider accessibility as a guideline; that there is no mention of the participation of students with disabilities in consultative or deliberative forums; nor systematized information about the insertion of the same in the services and programs of permanence. In this context, student groups, the student movement and on-the-job programs and services should play a key role in the visibility of this social group and in the defense of their rights, including actions to address discrimination and the prejudice. Such are the concrete possibilities of staying permanently disabled students.Paiva, Beatriz Augusto deUniversidade Federal de Santa CatarinaBevilacqua, Tatiane2020-03-31T13:27:08Z2020-03-31T13:27:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis261 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf359091https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205089porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:27:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205089Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:27:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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