ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914 |
Resumo: | O acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior no Instituto Federal do Paraná é objeto deste artigo. Buscamos identificar elementos sobre a inclusão das pessoas com deficiência nos Planos de Desenvolvimento Institucionais publicados até o momento e no Estatuto Regimental; observamos como acontece a reserva de vagas nos cursos superiores analisando os editais de abertura de processo seletivo publicados entre 2009 e 2018, os dados do Censup/2017 referentes aos estudantes com deficiência na instituição e o resultado do Processo Seletivo IFPR-2018/2019 para analisar as políticas de acesso; e, sobre a permanência, analisamos como se constituíram os NAPNEs. Observamos que o IFPR é um elemento importante para o acesso e permanência desse público no ensino superior, pois reserva vagas, amplia as oportunidades por suas características de expansão e interiorização e desenvolve ações de permanência. |
id |
UERN-5_69e9e739306a8324f2cc8a2320a65fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2914 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIORInclusão; Ensino Superior; Pessoas com DeficiênciaO acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior no Instituto Federal do Paraná é objeto deste artigo. Buscamos identificar elementos sobre a inclusão das pessoas com deficiência nos Planos de Desenvolvimento Institucionais publicados até o momento e no Estatuto Regimental; observamos como acontece a reserva de vagas nos cursos superiores analisando os editais de abertura de processo seletivo publicados entre 2009 e 2018, os dados do Censup/2017 referentes aos estudantes com deficiência na instituição e o resultado do Processo Seletivo IFPR-2018/2019 para analisar as políticas de acesso; e, sobre a permanência, analisamos como se constituíram os NAPNEs. Observamos que o IFPR é um elemento importante para o acesso e permanência desse público no ensino superior, pois reserva vagas, amplia as oportunidades por suas características de expansão e interiorização e desenvolve ações de permanência. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914/2651Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGallert, ClaudiaPinto de Góes, ElianeDuarte Lewandowski , Jacqueline Maria 2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2914Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
title |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Gallert, Claudia Inclusão; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência |
title_short |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Gallert, Claudia |
author_facet |
Gallert, Claudia Pinto de Góes, Eliane Duarte Lewandowski , Jacqueline Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pinto de Góes, Eliane Duarte Lewandowski , Jacqueline Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallert, Claudia Pinto de Góes, Eliane Duarte Lewandowski , Jacqueline Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência |
topic |
Inclusão; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência |
description |
O acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior no Instituto Federal do Paraná é objeto deste artigo. Buscamos identificar elementos sobre a inclusão das pessoas com deficiência nos Planos de Desenvolvimento Institucionais publicados até o momento e no Estatuto Regimental; observamos como acontece a reserva de vagas nos cursos superiores analisando os editais de abertura de processo seletivo publicados entre 2009 e 2018, os dados do Censup/2017 referentes aos estudantes com deficiência na instituição e o resultado do Processo Seletivo IFPR-2018/2019 para analisar as políticas de acesso; e, sobre a permanência, analisamos como se constituíram os NAPNEs. Observamos que o IFPR é um elemento importante para o acesso e permanência desse público no ensino superior, pois reserva vagas, amplia as oportunidades por suas características de expansão e interiorização e desenvolve ações de permanência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914/2651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125928607744 |