O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha-Lima, Ian Narciso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192256
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_7778fa78427fd0e0341e79d5c0cfed4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192256
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representaçõescorpolivrodidáticorepresentaçãohumanoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho se dedicou a investigar quais corpos estão representados nas imagens de dez livros didáticos de Ciências e de Biologia (LDBC), aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, com ano de publicação entre 2011 e 2017. Esta pesquisa está vinculado ao projeto “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, que nasceu da constatação do aumento da intolerância, do discurso de ódio e da violência especialmente voltada às minorias no mundo contemporâneo, e que considera a escola o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura. A análise das representações do corpo humano (RCH) foi feita de acordo com as categorias: raça, idade, peso, gênero e orientação sexual, a fim de identificar qual o perfil das RCH presentes nos LDBC. A partir da análise, identificou-se que, apesar da maior parcela composta de RCH brancos, a média dos LDBC teve 30,35% da amostra composta por RCH não-brancos. As RCH magros foram esmagadora maioria e as RCH gordos foram escassas mesmo nas figuras ilustrando o tema obesidade. RCH de crianças, pré-adolescentes e adolescentes teve presença significativa, mas a presença dos idosos foi rara. RCH de homens tiveram vantagem numérica sobre as de mulheres. As RCH de LGBQI só apareceram em dois LDBC e não houve RCH transgêneros. Os principais resultados apontam que existem diferenças ao longo do período cronológico amostrado. São visíveis alguns esforços em contemplar uma diversidade maior de RCH, no entanto o centramento na RCH brancos, masculinos, cisgêneros, magros, heteronormativos e adultos prevalece. A desconstrução dos padrões sociais dominantes no livro didático contribui para torná-lo mais inclusivo e potencialmente transformador de concepções preestabelecidas na sociedade.Florianópolis, SC.Espíndola, Marina Bazzo deRosa, Ana Luiza Bazzo daUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha-Lima, Ian Narciso2018-12-10T18:44:31Z2018-12-10T18:44:31Z2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis125 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192256info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-10T18:44:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-10T18:44:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
title O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
spellingShingle O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
Rocha-Lima, Ian Narciso
corpo
livro
didático
representação
humano
title_short O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
title_full O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
title_fullStr O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
title_full_unstemmed O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
title_sort O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
author Rocha-Lima, Ian Narciso
author_facet Rocha-Lima, Ian Narciso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Espíndola, Marina Bazzo de
Rosa, Ana Luiza Bazzo da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha-Lima, Ian Narciso
dc.subject.por.fl_str_mv corpo
livro
didático
representação
humano
topic corpo
livro
didático
representação
humano
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10T18:44:31Z
2018-12-10T18:44:31Z
2018-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192256
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652273538039808