Estágio docente não presencial como atividade pedagógica: dimensões da experiência na UFSC durante a pandemia do SARS-CoV-2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Machado da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234403
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
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spelling Estágio docente não presencial como atividade pedagógica: dimensões da experiência na UFSC durante a pandemia do SARS-CoV-2Estágio docente.Formação docente.Ensino remotoTeaching internship.Teacher training.Remote teaching.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho analisa, com base no materialismo histórico dialético, as diversas determinações que vêm influenciando a formação docente, durante a pandemia do SARS-CoV-2 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Centra-se no estudo do estágio docente durante a adoção excepcional do “ensino remoto” nas disciplinas de estágios supervisionados, que são componentes curriculares obrigatórios dos cursos de licenciatura. Parte de três categorias de análise para compreender o fenômeno: formação docente; estágio docente e ensino remoto. Com base nessas categorias, foram realizados os seguintes procedimentos de pesquisa: pesquisa bibliográfica; investigação e análise documental das políticas educacionais sobre formação docente e estágios supervisionados docentes durante a pandemia, em nível nacional e na UFSC; entrevistas semiestruturadas com professores da UFSC, orientadores de estágio docente. Em suas considerações finais, o estudo aponta para os limites educativos da formação docente e dos estágios realizados por meio de atividades pedagógicas não presenciais, chamadas de “ensino remoto”.This academic work analyzes, based on dialectical historical materialism, the various determinations that have been influencing teacher training during the SARS-CoV-2 pandemic at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). It focuses on the study of the teaching internship during the exceptional adoption of “remote teaching” in supervised internship disciplines, which are mandatory curricular components of licentiate courses. It starts with three categories of analysis to understand the phenomenon: teacher training; teaching internship and remote teaching. Based on these categories, the following research procedures were carried out: bibliographic research; investigation and documentary analysis of educational policies on teacher training and supervised teacher internships during the pandemic, at the national level and at UFSC; semi-structured interviews with professors from UFSC, supervisors of teaching internship. In its final considerations, the study points to the educational limits of teacher training and internships carried out through not presential pedagogical activities, called “remote teaching”.Florianópolis, SCJinkings, Nise Maria TavaresMattos, Miriam C. C. M.Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fernando Machado da2022-05-13T17:24:23Z2022-05-13T17:24:23Z2022-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234403info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-05-13T17:24:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234403Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-13T17:24:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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