Evasão dos cursos de pós-graduação lato sensu (2010-2014) da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL - Campus Sul, Tubarão / SC
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160719 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015. |
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Evasão dos cursos de pós-graduação lato sensu (2010-2014) da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL - Campus Sul, Tubarão / SCAdministraçãoEvasão universitáriaTubarao (SC)Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.A presente dissertação de Mestrado foi desenvolvida junto ao programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) visando à investigação das causas de evasão dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. O público-alvo da pesquisa refere-se aos alunos do Campus Sul ? Tubarão (SC) - que evadiram, no período de 2010 a 2014, dos cursos de Pós-Graduação lato sensu de MBA em Gestão de Negócios, Planejamento Tributário, Contabilidade e Controladoria, Matemática Financeira Aplicada aos Negócios, Engenharia de Segurança no Trabalho e seus respectivos coordenadores. A referida pesquisa classifica-se como quanti-qualitativa, uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo de caso. A coleta de dados foi operacionalizada por meio da aplicação de um questionário, junto aos alunos evadidos, bem como por entrevista em profundidade com os coordenadores dos cursos. Buscou-se também a análise de dados secundários, disponíveis no Sistema Acadêmico da referida IES, em relação a situações pertinentes aos alunos não concluintes, como inadimplência, reprovações e disciplinas a cursar. Desta forma foram realizadas comparações entre as evidências empíricas obtidas com quadros de referências localizados na revisão da literatura e nas variáveis intervenientes formatadas no presente projeto de dissertação. Os resultados da pesquisa apontaram com principais fatores para a evasão: falta de informação e comunicação; metodologia de ensino inadequada; inadequação: horários, currículos e processos de avaliação; ausência de associação entre teoria e prática; mudança de interesse para outra área: dificuldades financeiras; baixa relação custo-benefício, dificuldades de conciliar jornada de trabalho e estudo; falta de tempo para estudar e decepção ou falta de ajustamento ao curso. Outro dado relevante é a ausência de entrega do trabalho de conclusão de curso, por grande parte dos alunos evadidos. Este dado está correlacionado com alguns dos fatores elencados acima como, falta de informação e comunicação; metodologia de ensino inadequada; inadequação: horários, currículos e processos de avaliação. A partir da análise dos dados, foi possível elaborar alternativas de ação para a gestão da evasão das pós-graduações lato sensu da Unisul como: ementas das disciplinas, com conteúdos adequados à demanda do mercado, associação entre a teoria e a prática e reordenação da grade curricular; possibilidade de oferta do curso em dias e horários diferenciados; processos de informação e comunicação efetivos com o aluno; aplicação periódica de pesquisas de mercado e realizaçãocontínua de pesquisas de evasão. Conclui-se, que há convergência entre os dados coletados junto aos alunos e coordenadores dos cursos pesquisados, com destaque aos dados documentais, coletados no sistema acadêmico da IES em estudo, sobre a situação dos não concluintes.<br>Abstract : This Master's thesis has been developed by the Postgraduate Program in Academic Administration (PPAA) and it is aimed at investigating the causes of school evasion of the postgraduate courses at the Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul. The research target audience refers to students from South Campus - Tubarão (SC) - who dropped out in the period 2010 to 2014, of the lato sensu Postgraduate MBA courses in Business Management, Tax Planning, Accounting and Controlling, Applied Financial Mathematics to Business, Labor Safety Engineering and their respective coordinators. Such research is classified as quanti- qualitative literature search and documentary type as well as a case study. The data were collected by applying a questionnaire, along with dropout students, as well as in-depth interview with the coordinators of the courses. It was also sought the analysis of secondary data available in the Academic System of IES related to relevant situations to non-graduating students, such as default, failures and elective courses to be attended. Thus comparisons were made between the empirical evidence from the reference frameworks found in the literature review and the intervening variables formatted in this dissertation project. The survey results pointed to key factors for dropping out: lack of information and communication; inadequate teaching methodology; inadequacy: timetables, curricula and assessment processes; lack of association between theory practice; change to another area of interest: financial difficulties; low cost-benefit problems in reconciling working hours and study; lack of time to study and disappointment or lack of adjustment to the course. Other relevant data is the absence of the course conclusion work delivery for most of the dropout students. This data correlates with some of the above listed factors such as lack of information and communication; inadequate teaching methodology; inadequacy: timetables, curricula and assessment processes. From the data analysis, it was possible to develop alternative approaches to the evasion management of Unisul postgraduate courses such as elective courses menu, with adequate market demand content, association between theory and practice and reordering of the curricula; course offer possibility for different days and times; effective information processes and communication with the student; periodic application of market research and continuous execution of research on school evasion. It can be concluded that there is a convergence between the collected data from the students and coordinators of the surveyed courses, especiallythe documentary data collected in the academic system of the IES study on the non- graduating students situation.Jacobsen, Alessandra de LinharesUniversidade Federal de Santa CatarinaCanziani, Isabela Faraco Siqueira2016-04-19T04:13:07Z2016-04-19T04:13:07Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p.| il., grafs., tabs.application/pdf337934https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160719porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:13:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160719Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:13:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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