O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Taynara Rúbia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187703
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_77da4bf8da9a5babe827547925ce2cd7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187703
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemáticaUse of digital games in natural science and biology education: a systematic reviewjogos digitaisensino de ciênciasrevisão sistemáticaensino de biologiaaprendizagemTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Os jogos digitais são ambientes virtuais com suas próprias regras e cultura, assim despertando o fascínio das pessoas, não somente dos ávidos jogadores, mas também de pesquisadores em Educação que querem desvendar seu potencial como recurso para o ensino e aprendizagem de várias disciplinas, entre elas as Ciências naturais e a Biologia. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar e discutir a utilização de jogos digitais, educativos ou comerciais, no ensino de Ciências naturais e Biologia no Ensino Fundamental e Médio, descritos na produção acadêmica nacional e internacional. Para tanto, uma revisão sistemática foi realizada em sete bases de dados, sendo elas: ERIC, Science Direct, Periódicos da Capes, Scielo, BDBT, Base de Teses e Dissertações da Capes e o Repositório da UFSC, utilizando as palavras-chaves “videogame”, “jogos digitais”, “jogos eletrônicos”, “jogos de computador”, “biologia” e “ensino de ciências” de maneira combinada. Foi possível notar com a revisão que grande parte dos resultados dos artigos incluídos foram positivos, indicando que os jogos digitais auxiliaram no aumento de notas, proporcionaram um ensino mais significativo, não só de conceitos teóricos, mas também outras habilidades importantes, como a resolução de problemas, a organização de ideias, a memorização, a lógica, entre outras. Também é possível observar que os autores se interessam não somente se há aprendizado com os jogos digitais, mas também como esse aprendizado acontece e pode ser aprimorado, levando em consideração os diferentes contextos de uma sala de aula. Ainda há alguns aspectos do uso de jogos digitais no ensino de Ciências naturais e Biologia que podem ser explorados, como a integração dos jogos digitais com aulas e atividades extracurriculares, a possibilidade de criação de ambientes virtuais para o ensino explorativo e até mesmo para testar os conhecimentos adquiridos em aula, além da aceitação por parte da diversidade que compõe o corpo estudantil, dos professores e até mesmo os pais. Conhecer a forma que os jogos digitais ensinam, suas vantagens e desvantagens, fará com que o uso desses recursos possa ser instituído de forma eficaz no ensino.Digital games are virtual ambients with their own rules and different cultures, awakening people’s fascination, not just from the avid gamers, but also educational researchers that want to unveil its potencial as a resource for teaching and learning of a variety of disciplines, like Natural Sciences and Biology. This study has the main objective of analising and discussing the use of pedagogical or comercial games in Natural Sciences and Biology teaching in Middle and High School settings, which appear in nacional and international literature. To answer this question a systematic review was done in seven databases, they being: ERIC, Science Direct, Periódicos da Capes, Scielo, BDBT, Base de Teses e Dissertações da Capes and Repositório da UFSC, combining the keywords “videogame”, “jogos digitais”, “jogos eletrônicos”, “jogos de computador”, “biologia” e “ensino de ciências”. The majority of the results included showed positive outcomes in using game-based learning in Natural Sciences and Biology classes, with grade’s gains and meaningful learning from the students, not just teorical concepts but also other important skills, like problem’s resolution, ideas’ organization, memorization, logic, and a lot more. It is also possible to notice that the researchers were not just interested if there is learning while playing games but how this learning happens and can be improved, considering the variety of contexts inside a classroom. There are still some aspects of the use of digital games in Natural Sciences and Biology classes to explore, like their integration with the curriculum and extracurricular activities, the possibility of creating educational virtual ambients to engage students in exploring-learning and even test their knowledge, also improve the acceptance of this metodology from the diversity of students, teachers and parents. Understanding how digital games teach, its advantages and disadvantages, will make these pedagogical resources be instituted effectively on education.Florianópolis, SC.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Taynara Rúbia2018-07-04T18:43:55Z2018-07-04T18:43:55Z2018-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis104 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187703porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-04T18:43:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187703Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-04T18:43:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática
Use of digital games in natural science and biology education: a systematic review
title O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática
spellingShingle O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática
Campos, Taynara Rúbia
jogos digitais
ensino de ciências
revisão sistemática
ensino de biologia
aprendizagem
title_short O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática
title_full O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática
title_fullStr O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática
title_sort O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática
author Campos, Taynara Rúbia
author_facet Campos, Taynara Rúbia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Daniela Karine
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Taynara Rúbia
dc.subject.por.fl_str_mv jogos digitais
ensino de ciências
revisão sistemática
ensino de biologia
aprendizagem
topic jogos digitais
ensino de ciências
revisão sistemática
ensino de biologia
aprendizagem
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04T18:43:55Z
2018-07-04T18:43:55Z
2018-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187703
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652151068557312