Significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Marlene Gomes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90065
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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spelling Significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-PontyEnfermagemEducaçãoEnfermagemFilosofiaFenomenologiaProfessores de enfermagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Esta pesquisa objetivou a compreensão dos significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. Motivada pelas inquietações decorrentes da minha vivência como docente-enfermeira, busquei na pesquisa qualitativa a abordagem da Fenomenologia em Maurice Merleau-Ponty como referencial teórico-filosófico e na Hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur o suporte necessário para fundamentar a organização das descrições experienciais, ou seja, os dados empíricos. Com a finalidade de atender o objetivo deste estudo, entrevistei 19 ser-docentes-enfermeiros do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, no período de novembro a dezembro de 2006. Dessas entrevistas decorrentes das relações e interações estabelecidas entre pesquisadora/observadora e entrevistados/observados permeadas pelo diálogo e pela ética, cheguei às descrições existenciais das quais emergiram três grandes significados: o ser humano (percepção de si como ser-docente-enfermeiro e o outro), situações (na relação docente-discente, na relação ser-docente/ser-docente, na relação docente-enfermeiro, na relação docente-família, na relação discente-família) e sentimentos (de proxemia, de distanciamento e ambigüidade). A sensibilidade surge como uma polissemia, ou seja, multiplicidade de idéias e sentidos no conjunto da hermenêutica dos discurso. Esses significados foram considerados como tendo a mesma importância; apenas foram dispostos em uma seqüência por uma questão didática. Os docentes tiveram a preocupação de mostrar que, antes de ser-docente-enfermeiro e outro, são seres-no-mundo que estão presentes nas situações e nos sentimentos. Assim, o ser humano aparece como primeiro significado. Os significados revelaram as manifestações da sensibilidade no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem, as quais trazem contribuições valiosas não só para a pesquisa e o ensino da Enfermagem, mas também para outras áreas da saúde e de ensino interessadas nesta temática. This research aimed at comprehending the meanings of sensibility for the nursing teacher and nurse being in teaching and learning to be and do Nursing. Motivated by apprehensions from my experience as a nursing teacher and nurse, I sought in qualitative research the approach of the Phenomenology of Maurice Merleau-Ponty as a theoretical- philosophical reference, and in the hermeneutic phenomenology of Paul Ricoeur, the necessary support to base the organization of the experiential descriptions, that is, the empirical data. In order to reach the aim of this study, I interviewed 19 nursing teachers and nurses from the Nursing Undergraduate Course of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), in Florianópolis, SC, from November to December 2006. From these interviews resulting from the relations and interactions established between researcher/observer and interviewees/observed permeated by dialogue and by ethics, I came to the existential descriptions from which three major meanings emerged: the human being (perception of oneself as a nursing teacher and nurse and the other), situations (in the relation nursing teacher-nursing student, in the relation nursing teacher-nurse, in the relation nursing teacher-family, in the relation nursing student-family) and feelings (of proxemy, of distance between people and ambiguity). The sensibility arises as a polissemy, that is, multiplicity of ideas and meanings in the set of hermeneutics of discourses. These senses were considered as having the same importance; they were just placed in a sequence because of a didactic question. The nursing teachers were concerned about showing that, before being a nursing teacher and nurse and other, they are beings in the world that are present in the situations and in the feelings. Thus, the human being appears as the first meaning. The meanings revealed the manifestations of sensibility in the teaching and learning to be and do Nursing, which bring valuable contributions not only to the research and teaching of Nursing, but also to the other health and teaching areas interested in this theme.Florianópolis, SCGonçalves, Lúcia H. TakaseUniversidade Federal de Santa CatarinaTerra, Marlene Gomes2012-10-23T05:42:20Z2012-10-23T05:42:20Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf246372http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90065porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T11:42:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90065Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T11:42:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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