Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística |
id |
UFSC_788805b5647084e468e4f42301f21744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89554 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaBlasi, Helena FerroCabral, Leonor Scliar2012-10-22T23:02:41Z2012-10-22T23:02:41Z20062006238063http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em LinguísticaNeste trabalho, procura-se esclarecer a definição da dislexia afastando-a das noções teóricas que amparam o conceito de distúrbio de aprendizagem. Comprova-se que a dificuldade do indivíduo disléxico reside, primeiramente, em perceber a distinção dos traços que formam as letras, a terceira articulação e, procura-se trazer à discussão a falta de entendimento que o professor do Ensino Fundamental possui sobre as questões patológicas da linguagem, mais especificamente sobre a dislexia. Ao se constatar que instrumentos de avaliação da dislexia podem ocupar-se exclusivamente de tarefas metafonológicas, contrariando ao que se postula nesta pesquisa, foram elaborados testes de correspondência grafo-fonológicas capazes de auxiliar na definição do perfil do indivíduo disléxico. Estes foram aplicados a 45 sujeitos de ambos os sexos, crianças regularmente matriculadas na 4ª série do Ensino Fundamental de escola pública do município de São José, na Grande Florianópolis, os quais, no entendimento de seus professores, apresentavam manifestações compatíveis com o quadro de dislexia. A partir da análise dos resultados, verificou-se que o instrumento de avaliação foi eficaz em definir o perfil do sujeito disléxico, pois foi possível identificar essa característica em 3 sujeitos da amostra. Constatou-se também que 8 sujeitos não manifestaram nenhuma dificuldade e 34 indivíduos mostraram desempenho compatível com distúrbio de aprendizagem e não com dislexia, o que levou a comprovar a dificuldade da escola em lidar com as questões patológicas da linguagem.1 v| ils., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCLinguisticaDisturbios da aprendizagemDislexiaContribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL238063.pdfapplication/pdf6872756https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89554/1/238063.pdf83320a9a5d82b9c8eeff085ea9ff344fMD51TEXT238063.pdf.txt238063.pdf.txtExtracted Texttext/plain261153https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89554/2/238063.pdf.txtea00664d07a20052a9ffa525e2044afbMD52THUMBNAIL238063.pdf.jpg238063.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89554/3/238063.pdf.jpgb5dc700f43d1ab4f1ae56f89559c9ce1MD53123456789/895542013-05-04 12:14:02.317oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89554Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T15:14:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia |
title |
Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia |
spellingShingle |
Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia Blasi, Helena Ferro Linguistica Disturbios da aprendizagem Dislexia |
title_short |
Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia |
title_full |
Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia |
title_fullStr |
Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia |
title_full_unstemmed |
Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia |
title_sort |
Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia |
author |
Blasi, Helena Ferro |
author_facet |
Blasi, Helena Ferro |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blasi, Helena Ferro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cabral, Leonor Scliar |
contributor_str_mv |
Cabral, Leonor Scliar |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Linguistica Disturbios da aprendizagem Dislexia |
topic |
Linguistica Disturbios da aprendizagem Dislexia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-22T23:02:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-22T23:02:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
238063 |
identifier_str_mv |
238063 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v| ils., grafs., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89554/1/238063.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89554/2/238063.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89554/3/238063.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83320a9a5d82b9c8eeff085ea9ff344f ea00664d07a20052a9ffa525e2044afb b5dc700f43d1ab4f1ae56f89559c9ce1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805492155285504 |