A relação entre o controle de infecção e o cuidado na prática de enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Leila Chaves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88430
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
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spelling A relação entre o controle de infecção e o cuidado na prática de enfermeirosEnfermagemEnfermeirosCuidados com os doentesInfecção hospitalarDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemEste trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo, realizado segundo a metodologia qualitativa, sendo utilizado o método da análise de conteúdo de Bardin. Participaram desta pesquisa onze enfermeiros, sendo quatro atuantes em UTI geral, três em UTI neonatal e quatro em unidades de internação. Objetivou-se compreender a relação feita pelos enfermeiros entre o controle de infecção e sua prática de cuidar. Buscou-se também apreender, junto a estes profissionais, sua visão sobre a prática de cuidar e de controle de infecção, tendo em vista as dimensões do cuidado, identificando a relação teórico-prática entre o cuidado e controle de infecção. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, e a partir dos mesmos chegou-se à determinação de áreas temáticas, divididas por categorias e subcategorias, levando em consideração os aspectos mais relevantes abordados pelos entrevistados. As três categorias levantadas em relação ao controle de infecção hospitalar e ao cuidado foram aspectos relacionados a quatro dimensões do cuidado, a saber: Dimensão Existencialista, Estética, Educacional e Organizacional. A Dimensão Cultural, apesar de ser abordada conceitualmente no trabalho, não surgiu significativamente no levantamento dos dados. Obteve-se como resultados que o controle de infecção e as dimensões existencialistas e estéticas do cuidado estão relacionado a um compromisso profissional/paciente, porém com dificuldades na intenção das ações, na operacionalização do conhecimento, levando a um relacionar do controle de infecção e do cuidado com as técnicas. O controle de infecção e a dimensão educacional do cuidado traz questões relacionadas a dificuldade na educação em saúde, educação em serviço e autodesenvolvimento, bem como deficiências trazidas da graduação. Aqui, e as perceções sobre as questões do controle de infecção e a dimensão organizacional do cuidado perpassam aspectos diretamente relacionados à administração e à prática, tais como acúmulo de funções, predomínio de atividades burocráticas, falta de autonomia, falha na comunicação institucional e redução de custos como uma força antagonista. Este estudo, portanto, deve ser considerado apenas uma aproximação ao tema proposto, e sua finalidade foi constituir-se em contribuição para a compreensão das questões do cuidado e do controle de infecção envolvidos na prática profissional dos enfermeiros. This is a descriptive study, carried out according to the qualitative methodology. It used Bardin's method of content analysis. Eleven nurses participated in the research, with four part of the general ICU staff, three part of the neo-natal ICU staff, and four in overnight units. This study attempts to comprehend the relationships made among nurses concerning infection control and their care practice. It also looks to learn together with these professionals what their view of their care practice and infection control is, keeping in mind the dimensions of care, identifying the theoretical-practical relationship between care and infection control. The data was collected through semi-structured interviews and from the data analysis, topical areas were determined, divided into categories and subcategories, taking into consideration the most relevant aspects according to the interviewers. The three categories elaborated with respect to hospital infection control and care were aspects related to the four dimensions of care, being: Existentialist, Aesthetic, Educational, and Organization Dimensions. The Cultural Dimension, although it is conceptually organized with work, did not appear significantly in the data collection. Some of the results obtained were that infection control and the existentialist and aesthetic dimensions of care are related to a professional/patient commitment. However, they include difficulties concerning the intention of their actions, in the operation of knowledge, leading one to relate infection control and care to technicians. Infection control and the educational dimension of care brings questions related to the difficulty of health care education, service education, and self-development, as well as deficiencies inherent in formal education. Here, the perceptions about the questions concerning infection control and the organizational dimension of care go beyond aspects directly related to administration and practice, such as the accumulation of tasks, predomination of bureaucratic activities, a lack of autonomy, institutional communication failures, and cost reduction as an antagonistic force. This study, however, must be considered merely as an approximation within the proposed theme, and its objective was to constitute itself as a contribution for the comprehension of questions for care and for infection control involved in professional nursing practiceFlorianópolis, SCCarraro, Telma ElisaUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Leila Chaves2012-10-22T08:57:03Z2012-10-22T08:57:03Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228646http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88430porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T03:58:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88430Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:58:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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