Os movimentos de aproximação e distanciamento entre os sistemas de cuidado familiar e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boehs, Astrid Eggert
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80251
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
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spelling Os movimentos de aproximação e distanciamento entre os sistemas de cuidado familiar e profissionalEnfermagemCuidados com os doentesAssistencia hospitalarEnfermeirosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.A família e a equipe de enfermagem são consideradas, à luz de autores da antropologia da saúde, como Arthur Kleinman, e da teoria de enfermagem, de Madeleine Leininger, como sistemas culturais de cuidado à saúde. O hospital instituição que integra o sistema profissional de cuidado é visto como local de características especiais, de acordo com Michel Foucault e Erving Goffman, onde relações de poder são exercidas. Na unidade de internação pediátrica, estes dois sistemas de cuidado se encontram para cuidar da criança. O objetivo deste estudo é compreender como se dá a interface destes dois sistemas no ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa de cunho etnográfico no qual a observação participante constituiu-se na metodologia de coleta de dados, sendo que a permanência no campo foi de 6 meses. A análise de dados teve por base SPRADLEY (1979, 1980), sendo que os dados foram agrupados em domínios, buscando, nestes, os temas culturais. O estudo utilizou, como critérios de rigor, a credibilidade dos dados, a auditabilidade e a adequabilidade. No hospital, há uma estrutura que procura dar espaço para a família, mas ela esbarra em muitas portas, guardas e horários que dificultam esta aproximação. Com relação à equipe de enfermagem na unidade, esta utiliza "a vivência" pessoal e profissional como a maneira de aprender a trabalhar com a família. A equipe de enfermagem utiliza um processo próprio para fazer o cuidado à criança na presença da família, para isto, "olha o jeito" e decide sobre os cuidados que o familiar e ela própria realizam na unidade. Percebe a presença da família como uma moeda de dois lados, que ora ajuda, ora atrapalha. Por outro lado, a família busca formas próprias para se aproximar da equipe de enfermagem, organizando-se para atender suas necessidades no hospital. A equipe de enfermagem percebe as necessidades básicas do familiar acompanhante na unidade de forma ambígua, às vezes reconhecendo-as, às vezes entendendo que apenas a criança deve ser assistida. O tema cultural que permeou os domínios é o movimento de aproximação e afastamento do hospital e da unidade de internação em relação a família. Este tema é discutido à luz da fundamentação teórica, verificando-se que, na relação dos dois sistemas de cuidado, há uma assimetria de poder em favor da equipe de enfermagem. A forma de implementação do cuidado proposto pela teoria de Leininger é discutida com base nestes dados, concluindo-se que há dificuldade para a negociação entre os dois sistemas de cuidado e que no movimento de aproximação da equipe, existe a possibilidade de acomodação dos mesmos. Diante desta realidade, os resultados desta pesquisa remetem para a necessidade de ampliação da produção de conhecimento e formação na área da família dentro das instituições, aponta também direções para a pesquisa e a prática na utilização da Teoria de Leininger.Florianópolis, SCElsen, IngridUniversidade Federal de Santa CatarinaBoehs, Astrid Eggert2012-10-18T12:03:53Z2012-10-18T12:03:53Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf178043http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80251porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:08:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80251Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:08:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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