Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. |
id |
UFSC_78ac133b7ce9792475de45ee4faa6399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121459 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMaciel, Amanda da CruzEnsslin, Sandra RolimReina, Diane Rossi Maximiano2014-07-03T00:25:47Z2014-07-03T00:25:47Z2011304232https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis.A qualidade no ensino é uma questão fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país; no entanto, isso depende, centralmente, da qualificação dos professores. Como agente transmissor e/ou instigador de conhecimentos, o corpo docente das instituições de ensino superior (IES) deve estar em constante aperfeiçoamento de suas competências. Como forma de garantir a qualidade na educação, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (n. 9394/96) estabelece que, no mínimo, um terço do corpo docente das IES deve ser composto por mestre e/ou doutores. Assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar o perfil do corpo docente que leciona no curso de Ciências Contábeis nas IES, situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil à luz do art. 52 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e fontes de coleta dos dados secundária. A amostra é composta por 123 IES situadas nas regiões selecionadas, credenciadas no MEC, que possuem em sua grade o curso presencial de Ciências Contábeis. Na análise dos sites das 123 instituições, identificou-se um total de 2.257 professores do curso de Ciências Contábeis. A titulação do corpo docente foi coletada no currículo Lattes. Os resultados evidenciam que 34,38% dos docentes que fizeram parte desta pesquisa possuem como titulação máxima o Mestrado; 33,94% possuem titulação máxima de Especialistas; 20,74% dos docentes não informaram em seu currículo Lattes a formação que possuem, ou não possuíam currículo Lattes; 2,89% dos docentes possuem como titulação máxima o Doutorado; 4,87% dos docentes possuem apenas graduação; e 0,13% dos docentes possuem título de Livre-Docência; verificou-se que a maior parte dos docentes que participaram desta pesquisa possui formação entre os anos de 2006 a 2010, sejam eles mestres ou doutores; das 118 instituições analisadas, 65 apresentaram 1/3 do corpo docente composto por mestres e/ou doutores; a maioria dos mestres responde pelas disciplinas específicas de Contabilidade enquanto que a maioria dos doutores responde pelas disciplinas não específicas de Contabilidade.75 f.| grafs., tabs.FlorianópolisContabilidadeProfessoresUma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL304232.pdfapplication/pdf1782075https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121459/1/304232.pdfc42f917c317ab228e47f6011e09544eeMD51TEXT304232.pdf.txt304232.pdf.txtExtracted texttext/plain107517https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121459/2/304232.pdf.txta52058d306f218cd78f0ff7164c6ca70MD52123456789/1214592014-07-06 00:12:03.121oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:12:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil |
title |
Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil |
spellingShingle |
Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil Maciel, Amanda da Cruz Contabilidade Professores |
title_short |
Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil |
title_full |
Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil |
title_fullStr |
Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil |
title_full_unstemmed |
Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil |
title_sort |
Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil |
author |
Maciel, Amanda da Cruz |
author_facet |
Maciel, Amanda da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Amanda da Cruz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ensslin, Sandra Rolim |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Reina, Diane Rossi Maximiano |
contributor_str_mv |
Ensslin, Sandra Rolim Reina, Diane Rossi Maximiano |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Contabilidade Professores |
topic |
Contabilidade Professores |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-03T00:25:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-03T00:25:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
304232 |
identifier_str_mv |
304232 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 f.| grafs., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121459/1/304232.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121459/2/304232.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c42f917c317ab228e47f6011e09544ee a52058d306f218cd78f0ff7164c6ca70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804957056466944 |