Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Amanda da Cruz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis.
id UFSC_78ac133b7ce9792475de45ee4faa6399
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121459
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMaciel, Amanda da CruzEnsslin, Sandra RolimReina, Diane Rossi Maximiano2014-07-03T00:25:47Z2014-07-03T00:25:47Z2011304232https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis.A qualidade no ensino é uma questão fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país; no entanto, isso depende, centralmente, da qualificação dos professores. Como agente transmissor e/ou instigador de conhecimentos, o corpo docente das instituições de ensino superior (IES) deve estar em constante aperfeiçoamento de suas competências. Como forma de garantir a qualidade na educação, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (n. 9394/96) estabelece que, no mínimo, um terço do corpo docente das IES deve ser composto por mestre e/ou doutores. Assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar o perfil do corpo docente que leciona no curso de Ciências Contábeis nas IES, situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil à luz do art. 52 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e fontes de coleta dos dados secundária. A amostra é composta por 123 IES situadas nas regiões selecionadas, credenciadas no MEC, que possuem em sua grade o curso presencial de Ciências Contábeis. Na análise dos sites das 123 instituições, identificou-se um total de 2.257 professores do curso de Ciências Contábeis. A titulação do corpo docente foi coletada no currículo Lattes. Os resultados evidenciam que 34,38% dos docentes que fizeram parte desta pesquisa possuem como titulação máxima o Mestrado; 33,94% possuem titulação máxima de Especialistas; 20,74% dos docentes não informaram em seu currículo Lattes a formação que possuem, ou não possuíam currículo Lattes; 2,89% dos docentes possuem como titulação máxima o Doutorado; 4,87% dos docentes possuem apenas graduação; e 0,13% dos docentes possuem título de Livre-Docência; verificou-se que a maior parte dos docentes que participaram desta pesquisa possui formação entre os anos de 2006 a 2010, sejam eles mestres ou doutores; das 118 instituições analisadas, 65 apresentaram 1/3 do corpo docente composto por mestres e/ou doutores; a maioria dos mestres responde pelas disciplinas específicas de Contabilidade enquanto que a maioria dos doutores responde pelas disciplinas não específicas de Contabilidade.75 f.| grafs., tabs.FlorianópolisContabilidadeProfessoresUma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL304232.pdfapplication/pdf1782075https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121459/1/304232.pdfc42f917c317ab228e47f6011e09544eeMD51TEXT304232.pdf.txt304232.pdf.txtExtracted texttext/plain107517https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121459/2/304232.pdf.txta52058d306f218cd78f0ff7164c6ca70MD52123456789/1214592014-07-06 00:12:03.121oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:12:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
title Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
spellingShingle Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
Maciel, Amanda da Cruz
Contabilidade
Professores
title_short Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
title_full Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
title_fullStr Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
title_full_unstemmed Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
title_sort Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil
author Maciel, Amanda da Cruz
author_facet Maciel, Amanda da Cruz
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Amanda da Cruz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ensslin, Sandra Rolim
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Reina, Diane Rossi Maximiano
contributor_str_mv Ensslin, Sandra Rolim
Reina, Diane Rossi Maximiano
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Contabilidade
Professores
topic Contabilidade
Professores
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-03T00:25:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-07-03T00:25:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 304232
identifier_str_mv 304232
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 f.| grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121459/1/304232.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121459/2/304232.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c42f917c317ab228e47f6011e09544ee
a52058d306f218cd78f0ff7164c6ca70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804957056466944