A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boldrini, Thiago
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/ric.v7i1.1019
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019
Resumo: A pandemia da Covid-19 causada pelo novo Coronavírus obrigou o mundo inteiro a realizar mudanças, inclusive na educação. De forma repentina, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto não presencial, sem que houvesse um planejamento adequado para isso. Por outro lado, o ensino de contabilidade vem sofrendo inúmeras críticas nos últimos anos tanto pelo que é ensinado como pelo como é ensinado. No caso da disciplina de contabilidade societária, a situação é ainda pior: agrava-se pela ausência de pesquisas amplas sobre sua metodologia. O presente artigo propõe-se a oferecer possibilidades de soluções para a seguinte questão: durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto, como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? Como solução, recomendamos aos docentes da disciplina, trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em times e sala de aula invertida.
id IFES-1_87f78e4623568657d9fac6775748b162
oai_identifier_str oai::article/1019
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
spelling A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?Pandemia da Covid-19Ensino RemotoEducação ContábilEnsino de Contabilidade SocietáriaA pandemia da Covid-19 causada pelo novo Coronavírus obrigou o mundo inteiro a realizar mudanças, inclusive na educação. De forma repentina, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto não presencial, sem que houvesse um planejamento adequado para isso. Por outro lado, o ensino de contabilidade vem sofrendo inúmeras críticas nos últimos anos tanto pelo que é ensinado como pelo como é ensinado. No caso da disciplina de contabilidade societária, a situação é ainda pior: agrava-se pela ausência de pesquisas amplas sobre sua metodologia. O presente artigo propõe-se a oferecer possibilidades de soluções para a seguinte questão: durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto, como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? Como solução, recomendamos aos docentes da disciplina, trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em times e sala de aula invertida.Instituto Federal do Espírito Santo2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/101910.36524/ric.v7i1.1019Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ifes Ciência; 1-112359-479910.36524/ric.v7i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019/714Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoldrini, Thiago2021-04-15T14:06:12Zoai::article/1019Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:45.594926Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
title A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
spellingShingle A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
Boldrini, Thiago
Pandemia da Covid-19
Ensino Remoto
Educação Contábil
Ensino de Contabilidade Societária
Boldrini, Thiago
Pandemia da Covid-19
Ensino Remoto
Educação Contábil
Ensino de Contabilidade Societária
title_short A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
title_full A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
title_fullStr A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
title_full_unstemmed A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
title_sort A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
author Boldrini, Thiago
author_facet Boldrini, Thiago
Boldrini, Thiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boldrini, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia da Covid-19
Ensino Remoto
Educação Contábil
Ensino de Contabilidade Societária
topic Pandemia da Covid-19
Ensino Remoto
Educação Contábil
Ensino de Contabilidade Societária
description A pandemia da Covid-19 causada pelo novo Coronavírus obrigou o mundo inteiro a realizar mudanças, inclusive na educação. De forma repentina, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto não presencial, sem que houvesse um planejamento adequado para isso. Por outro lado, o ensino de contabilidade vem sofrendo inúmeras críticas nos últimos anos tanto pelo que é ensinado como pelo como é ensinado. No caso da disciplina de contabilidade societária, a situação é ainda pior: agrava-se pela ausência de pesquisas amplas sobre sua metodologia. O presente artigo propõe-se a oferecer possibilidades de soluções para a seguinte questão: durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto, como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? Como solução, recomendamos aos docentes da disciplina, trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em times e sala de aula invertida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019
10.36524/ric.v7i1.1019
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019
identifier_str_mv 10.36524/ric.v7i1.1019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019/714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ifes Ciência; 1-11
2359-4799
10.36524/ric.v7i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1822181069522206720
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36524/ric.v7i1.1019