A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/ric.v7i1.1019 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 causada pelo novo Coronavírus obrigou o mundo inteiro a realizar mudanças, inclusive na educação. De forma repentina, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto não presencial, sem que houvesse um planejamento adequado para isso. Por outro lado, o ensino de contabilidade vem sofrendo inúmeras críticas nos últimos anos tanto pelo que é ensinado como pelo como é ensinado. No caso da disciplina de contabilidade societária, a situação é ainda pior: agrava-se pela ausência de pesquisas amplas sobre sua metodologia. O presente artigo propõe-se a oferecer possibilidades de soluções para a seguinte questão: durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto, como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? Como solução, recomendamos aos docentes da disciplina, trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em times e sala de aula invertida. |
id |
IFES-1_87f78e4623568657d9fac6775748b162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1019 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?Pandemia da Covid-19Ensino RemotoEducação ContábilEnsino de Contabilidade SocietáriaA pandemia da Covid-19 causada pelo novo Coronavírus obrigou o mundo inteiro a realizar mudanças, inclusive na educação. De forma repentina, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto não presencial, sem que houvesse um planejamento adequado para isso. Por outro lado, o ensino de contabilidade vem sofrendo inúmeras críticas nos últimos anos tanto pelo que é ensinado como pelo como é ensinado. No caso da disciplina de contabilidade societária, a situação é ainda pior: agrava-se pela ausência de pesquisas amplas sobre sua metodologia. O presente artigo propõe-se a oferecer possibilidades de soluções para a seguinte questão: durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto, como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? Como solução, recomendamos aos docentes da disciplina, trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em times e sala de aula invertida.Instituto Federal do Espírito Santo2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/101910.36524/ric.v7i1.1019Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ifes Ciência; 1-112359-479910.36524/ric.v7i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019/714Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoldrini, Thiago2021-04-15T14:06:12Zoai::article/1019Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:45.594926Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? |
title |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? |
spellingShingle |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? Boldrini, Thiago Pandemia da Covid-19 Ensino Remoto Educação Contábil Ensino de Contabilidade Societária Boldrini, Thiago Pandemia da Covid-19 Ensino Remoto Educação Contábil Ensino de Contabilidade Societária |
title_short |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? |
title_full |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? |
title_fullStr |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? |
title_full_unstemmed |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? |
title_sort |
A pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? |
author |
Boldrini, Thiago |
author_facet |
Boldrini, Thiago Boldrini, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boldrini, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia da Covid-19 Ensino Remoto Educação Contábil Ensino de Contabilidade Societária |
topic |
Pandemia da Covid-19 Ensino Remoto Educação Contábil Ensino de Contabilidade Societária |
description |
A pandemia da Covid-19 causada pelo novo Coronavírus obrigou o mundo inteiro a realizar mudanças, inclusive na educação. De forma repentina, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto não presencial, sem que houvesse um planejamento adequado para isso. Por outro lado, o ensino de contabilidade vem sofrendo inúmeras críticas nos últimos anos tanto pelo que é ensinado como pelo como é ensinado. No caso da disciplina de contabilidade societária, a situação é ainda pior: agrava-se pela ausência de pesquisas amplas sobre sua metodologia. O presente artigo propõe-se a oferecer possibilidades de soluções para a seguinte questão: durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto, como lecionar contabilidade societária de forma eficaz? Como solução, recomendamos aos docentes da disciplina, trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em times e sala de aula invertida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019 10.36524/ric.v7i1.1019 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v7i1.1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1019/714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ifes Ciência; 1-11 2359-4799 10.36524/ric.v7i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181069522206720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/ric.v7i1.1019 |