Percepções da bioestatística no contexto da formação e atuação do profissional de ciências biológicas no CCB/UFSC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242912 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. |
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Percepções da bioestatística no contexto da formação e atuação do profissional de ciências biológicas no CCB/UFSCEnsino em Ciências BiológicasBioestatísticaEscala de AtitudesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.Statistics may be considered as an important mean of data analysis, and accurate research conduct, with the field of Biostatistics covering the techniques applied, also, in Biological Sciences. Although correlation between students’ negative attitudes and reported low performance in Statistics has already been proved in other contexts, such assessments have not yet been addressed in Centro de Ciências Biológicas (CCB) of UFSC. Therefore, this study deals with the application of the Scale of Attitude Towards Statistics (in portuguese, Escala de Atitudes em Relação à Estatística, “EAE”), as well as supplementary questions as a questionnaire, seeking to characterize this panorama of attitudes and their correlations with possible deficits perceived in performance and research. The EAE was applied with complementary questions via virtual medium, both for professors and students of the course and area of Biological Sciences at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). After confirmation of reproducibility by Kappa(κ) and internal consistency by the alpha-Cronbach coefficient (α), as well as EAE inter-item correlation analysis, chi-square tests (χ²) and one-way Analysis of Variance were performed (ANOVA) to verify the association between the variables and attitudes studied. Findings include an association between positive attitudes and higher reported average score, longer time since contact with the statistics discipline, greater need for daily use of statistical tools, more positive reported performance, and less limitation of search speed because of statistical skill. No significant association was found between type of attitude and gender, type of functional activity, study shift, previous experience in scientific initiation and type of attribution of importance to statistics. After a high degree of deficit was perceived, pedagogical methods were verified in the literature that allow actions for repair and resolution, applicable through the faculty and individual or collective initiative, which can be used to placate the severity of the most manifested negative attitudes. The sources studied then point towards a suggestion of practical projects that combine contextualization in the scientific environment of interest to the students, through the use of real data, and qualification in statistical tools, as a means of learning and applying statistical concepts to work with these data, making the teaching of statistical concepts more meaningful and objective to the learners.A estatística se configura como uma importante ferramenta para a análise de dados, e condução acurada de pesquisas, com a Bioestatística cobrindo as técnicas utilizadas, também, em Ciências Biológicas. Embora já tenha ocorrido correlação entre atitudes negativas de discentes e baixo desempenho em Estatística relatado em outros contextos, tais avaliações ainda não foram abordadas no panorama do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este estudo, portanto, trata da aplicação e validação de Escala de Atitudes em Relação à Estatística (EAE), assim como perguntas suplementares em forma de questionário, buscando caracterizar este panorama de atitudes e suas correlações com possíveis déficits percebidos em desempenho e pesquisa. Foi aplicada a EAE com perguntas complementares via meio virtual, tanto para docentes quanto discentes do curso e área de Ciências Biológicas da UFSC, obtendo 58 participantes. Após a confirmação de reprodutibilidade por Kappa(κ) e consistência interna por Coeficiente alfa-Cronbach (α), assim como análise de correlação inter-item da EAE, foram realizados os testes qui-quadrado(χ²) e Análises de Variância de um critério (ANOVA) para verificar a associação entre as variáveis estudadas. Foi encontrada associação entre atitudes positivas e maior média relatada, mais tempo desde o contato com a disciplina de estatística, maior necessidade de uso diário de ferramentas estatísticas, desempenho mais positivo relatado, e menor limitação de velocidade de pesquisa por causa de habilidade em estatística. Não foi encontrada associação significativa entre tipo de atitude e gênero, tipo de atividade funcional, turno de estudo, realização passada de iniciação científica e tipo de atribuição de importância à estatística. Após um alto grau de déficit ser percebido, foram verificados em literatura métodos pedagógicos que permitam ação de reparo e resolução, aplicáveis através do corpo docente e iniciativa individual ou coletiva, que podem ser utilizados para aplacar a gravidade das atitudes negativas mais manifestadas. As fontes estudadas apontam então para a sugestão de projetos práticos que mesclem contextualização no meio científico de interesse dos estudantes, através da utilização de dados reais, e habilitação em ferramentas estatísticas, como meio de aprendizado e aplicação dos conceitos estatísticos para trabalhar com estes dados, tornando o ensino de conceitos estatísticos mais significativo e objetivo aos discentes.Florianópolis, SC.Leite, Nei KavaguichiUniversidade Federal de Santa Catarina.Konrad, Willian Follmann2022-12-16T16:08:51Z2022-12-16T16:08:51Z2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242912Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-16T16:08:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242912Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-16T16:08:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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