Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moita, Marcia Helena Veleda
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82340
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produação.
id UFSC_79672b934085c515d456556d56cf4521
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82340
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenhariasEngenharia de produçãoProfessores universitariosAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produação.A pedagogia universitária no Brasil é exercida por professores que não têm uma identidade única. Suas características são extremamente complexas. Pode-se dizer que o professor de ensino superior trabalha em diferentes tipos de instituição, desenvolve nelas atividades que se qualificam de diferentes formas, enfrenta tensões das mais variadas, mostra diferentes relações com o conhecimento, seja para produzi-lo ou para disseminá-lo. Caracteriza-se pela diversidade, pela pluralidade de opções, caminhos, alternativas, interesses e tensões. Desta maneira, a medida para avaliar o desempenho do professor tem que levar em consideração essas características. As formas existentes para avaliar o professor universitário brasileiro comumente encontradas na literatura, se baseiam em opiniões de alunos a respeito do desempenho do professor e/ou em análises feitas pelos pares e a na avaliação do CNPq feita pelos seus comitês assessores. E o desempenho do professor é aferido em função de padrões que são pré-fixados pelas agências e instituições que os avaliam. Assim, o desempenho do professor é medido utilizando critérios e pesos relevantes para o avaliador. Nenhuma instituição avalia de acordo com a utilidade do professor, ou seja, considerando os valores que ele atribui as diversas atividades acadêmicas desenvolvidas na universidade. Esta tese mostra que o desempenho do professor universitário sobre o prisma produtivo pode ser avaliado através de uma fronteira de produção que contempla os recursos e produtos do professor. Para provar essa tese foi desenvolvido um modelo que avalia a eficiência técnica do professor considerando a utilidade que ele e/ou seus pares dão à produção acadêmica. O modelo constrói uma fronteira de produção onde os produtos individuais de cada professor são modelados em função dos recursos utilizados. Para a construção dessa fronteira utilizou-se a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis). O modelo foi aplicado a um conjunto de professores da área de engenharia. A fronteira de desempenho docente foi definida por três facetas mestres (Faceta 1, Faceta 2 e Faceta 3) , para qual os professores ineficientes se projetaram. Os professores associados à Faceta 1 são aqueles que dão ênfase à pesquisa, os da Faceta 2 dão ênfase à participação em congressos e os da Faceta 3 dão ênfase à publicação de livros e capítulos de livros e à formação de mestres e doutores. Assim, os professores foram classificados segundo sua produtividade relativa. A classificação dos professores foi estabelecida utilizando dois procedimentos para hierarquização: segundo a vocação do professor, isto é, de acordo com a ênfase que ele dá ao produto que gera; ou, segundo as características de uma faceta específica, isto é, dando ênfase a algumas das atividades docentes.Florianópolis, SCSilva Filho, Jose Luiz Fonseca daUniversidade Federal de Santa CatarinaMoita, Marcia Helena Veleda2012-10-19T14:09:56Z2012-10-19T14:09:56Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis169 f.| il., tabs., grafs.application/pdf184840http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82340porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:08:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82340Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:08:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
title Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
spellingShingle Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
Moita, Marcia Helena Veleda
Engenharia de produção
Professores universitarios
Avaliação
title_short Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
title_full Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
title_fullStr Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
title_full_unstemmed Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
title_sort Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
author Moita, Marcia Helena Veleda
author_facet Moita, Marcia Helena Veleda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Jose Luiz Fonseca da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moita, Marcia Helena Veleda
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Professores universitarios
Avaliação
topic Engenharia de produção
Professores universitarios
Avaliação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T14:09:56Z
2012-10-19T14:09:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 184840
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82340
identifier_str_mv 184840
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652277015117824