Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82340 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produação. |
id |
UFSC_79672b934085c515d456556d56cf4521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82340 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenhariasEngenharia de produçãoProfessores universitariosAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produação.A pedagogia universitária no Brasil é exercida por professores que não têm uma identidade única. Suas características são extremamente complexas. Pode-se dizer que o professor de ensino superior trabalha em diferentes tipos de instituição, desenvolve nelas atividades que se qualificam de diferentes formas, enfrenta tensões das mais variadas, mostra diferentes relações com o conhecimento, seja para produzi-lo ou para disseminá-lo. Caracteriza-se pela diversidade, pela pluralidade de opções, caminhos, alternativas, interesses e tensões. Desta maneira, a medida para avaliar o desempenho do professor tem que levar em consideração essas características. As formas existentes para avaliar o professor universitário brasileiro comumente encontradas na literatura, se baseiam em opiniões de alunos a respeito do desempenho do professor e/ou em análises feitas pelos pares e a na avaliação do CNPq feita pelos seus comitês assessores. E o desempenho do professor é aferido em função de padrões que são pré-fixados pelas agências e instituições que os avaliam. Assim, o desempenho do professor é medido utilizando critérios e pesos relevantes para o avaliador. Nenhuma instituição avalia de acordo com a utilidade do professor, ou seja, considerando os valores que ele atribui as diversas atividades acadêmicas desenvolvidas na universidade. Esta tese mostra que o desempenho do professor universitário sobre o prisma produtivo pode ser avaliado através de uma fronteira de produção que contempla os recursos e produtos do professor. Para provar essa tese foi desenvolvido um modelo que avalia a eficiência técnica do professor considerando a utilidade que ele e/ou seus pares dão à produção acadêmica. O modelo constrói uma fronteira de produção onde os produtos individuais de cada professor são modelados em função dos recursos utilizados. Para a construção dessa fronteira utilizou-se a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis). O modelo foi aplicado a um conjunto de professores da área de engenharia. A fronteira de desempenho docente foi definida por três facetas mestres (Faceta 1, Faceta 2 e Faceta 3) , para qual os professores ineficientes se projetaram. Os professores associados à Faceta 1 são aqueles que dão ênfase à pesquisa, os da Faceta 2 dão ênfase à participação em congressos e os da Faceta 3 dão ênfase à publicação de livros e capítulos de livros e à formação de mestres e doutores. Assim, os professores foram classificados segundo sua produtividade relativa. A classificação dos professores foi estabelecida utilizando dois procedimentos para hierarquização: segundo a vocação do professor, isto é, de acordo com a ênfase que ele dá ao produto que gera; ou, segundo as características de uma faceta específica, isto é, dando ênfase a algumas das atividades docentes.Florianópolis, SCSilva Filho, Jose Luiz Fonseca daUniversidade Federal de Santa CatarinaMoita, Marcia Helena Veleda2012-10-19T14:09:56Z2012-10-19T14:09:56Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis169 f.| il., tabs., grafs.application/pdf184840http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82340porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:08:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82340Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:08:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias |
title |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias |
spellingShingle |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias Moita, Marcia Helena Veleda Engenharia de produção Professores universitarios Avaliação |
title_short |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias |
title_full |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias |
title_fullStr |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias |
title_full_unstemmed |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias |
title_sort |
Um modelo para avaliação da eficiênicia técnica de professores universitários utilizando análise de envoltória de dados: o caso dos professores da área de engenharias |
author |
Moita, Marcia Helena Veleda |
author_facet |
Moita, Marcia Helena Veleda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Filho, Jose Luiz Fonseca da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moita, Marcia Helena Veleda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Professores universitarios Avaliação |
topic |
Engenharia de produção Professores universitarios Avaliação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T14:09:56Z 2012-10-19T14:09:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
184840 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82340 |
identifier_str_mv |
184840 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277015117824 |