A Regulamentação do Ensino Superior e os Impactos na Gestão Universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35596 |
Resumo: | Pretende-se com este artigo discutir a regulamentação do ensino superior brasileiro e os impactos na gestão universitária das Instituições de Ensino Superior (IES). Em função de sua predominância e do seu papel no contexto do setor econômico do ensino superior, decidiu-se enfocar apenas a gestão universitária de IES’s privadas. Inicialmente apresenta-se um breve histórico do ensino superior brasileiro, explicitando a tradição do ensino público e o processo “velado” de privatização pelo qual o ensino superior vem passando. Faz-se uma análise da regulamentação do ensino superior brasileiro, e os impactos em termos da sua organização, na estrutura e dinâmica das instituições de ensino superior privadas no Brasil. A partir dessa dimensão estrutural, enfoca-se do ponto de vista da gestão universitária como essa regulamentação impacta em instrumentos gerenciais como o planejamento, a avaliação e a gestão da qualidade. Conclui-se que a regulamentação governamental acaba por inibir a iniciativa de processos gerenciais que são inatos à atividade administrativa, que no nível das IES’s privadas esses processos somente são implementados por meio de uma imposição legal. Palavras Chave: Ensino Superior, Regulamentação, Instituição de Ensino Superior, Planejamento, Avaliação e Qualidade. |
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A Regulamentação do Ensino Superior e os Impactos na Gestão UniversitáriaPretende-se com este artigo discutir a regulamentação do ensino superior brasileiro e os impactos na gestão universitária das Instituições de Ensino Superior (IES). Em função de sua predominância e do seu papel no contexto do setor econômico do ensino superior, decidiu-se enfocar apenas a gestão universitária de IES’s privadas. Inicialmente apresenta-se um breve histórico do ensino superior brasileiro, explicitando a tradição do ensino público e o processo “velado” de privatização pelo qual o ensino superior vem passando. Faz-se uma análise da regulamentação do ensino superior brasileiro, e os impactos em termos da sua organização, na estrutura e dinâmica das instituições de ensino superior privadas no Brasil. A partir dessa dimensão estrutural, enfoca-se do ponto de vista da gestão universitária como essa regulamentação impacta em instrumentos gerenciais como o planejamento, a avaliação e a gestão da qualidade. Conclui-se que a regulamentação governamental acaba por inibir a iniciativa de processos gerenciais que são inatos à atividade administrativa, que no nível das IES’s privadas esses processos somente são implementados por meio de uma imposição legal. Palavras Chave: Ensino Superior, Regulamentação, Instituição de Ensino Superior, Planejamento, Avaliação e Qualidade.INPEAU2012-09-24T20:36:44Z2012-09-24T20:36:44Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35596Junior, Annor da SilvaMuniz, Reynaldo Maiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T18:58:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T18:58:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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