Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177619 |
Resumo: | Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16272&dd99=view&dd98=pb |
id |
UFSC_79eb53dbfb5335252378c728c0b6df6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177619 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIXSaberes GeométricosMétodo analíticoensino primárioHistória da Educação MatemáticaDisponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16272&dd99=view&dd98=pbA presente investigação examina propostas de ensino de saberes geométricos para o curso primário no final do século XIX. De um lado, a adoção do método intuitivo significa o marco da renovação pedagógica do período e de outra parte, o método analítico é igualmente difundido no período, em especial para o ensino da leitura. Analisa-se o manual de ensino Primeiras lições de coisas de Calkins, traduzido por Rui Barbosa em 1886 e os artigos publicados na revista A Eschola Publica de 1896 e 1897, assinados por Oscar Thompson e Gomes Cardim. Busca-se responder: Como os saberes geométricos se apresentam nas respectivas propostas intuitivas no que diz respeito ao método analítico/sintético? O estudo conclui que Oscar Thompson adapta e traduz o manual norte americano em que se evidência a presença do método analítico, Gomes Cardim propõe lições de geometria com o método sintético e uma terceira posição de Calkins em seu manual, recomendando e enfatizando processos analítico e sintético simultaneamente.Revista Diálogo Educacional2017-07-19T13:02:27Z2017-07-19T13:02:27Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Revista Diálogo Educacional. v. 16, n.48, p.301-319, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177619Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-19T13:02:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177619Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-19T13:02:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX |
title |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX |
spellingShingle |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX Leme da Silva, Maria Célia Saberes Geométricos Método analítico ensino primário História da Educação Matemática |
title_short |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX |
title_full |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX |
title_fullStr |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX |
title_full_unstemmed |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX |
title_sort |
Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Geométricos Método analítico ensino primário História da Educação Matemática |
topic |
Saberes Geométricos Método analítico ensino primário História da Educação Matemática |
description |
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16272&dd99=view&dd98=pb |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-07-19T13:02:27Z 2017-07-19T13:02:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Revista Diálogo Educacional. v. 16, n.48, p.301-319, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177619 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Revista Diálogo Educacional. v. 16, n.48, p.301-319, 2016. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Diálogo Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Diálogo Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652134047023104 |