Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177619
Resumo: Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16272&dd99=view&dd98=pb
id UFSC_79eb53dbfb5335252378c728c0b6df6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177619
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIXSaberes GeométricosMétodo analíticoensino primárioHistória da Educação MatemáticaDisponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16272&dd99=view&dd98=pbA presente investigação examina propostas de ensino de saberes geométricos para o curso primário no final do século XIX. De um lado, a adoção do método intuitivo significa o marco da renovação pedagógica do período e de outra parte, o método analítico é igualmente difundido no período, em especial para o ensino da leitura. Analisa-se o manual de ensino Primeiras lições de coisas de Calkins, traduzido por Rui Barbosa em 1886 e os artigos publicados na revista A Eschola Publica de 1896 e 1897, assinados por Oscar Thompson e Gomes Cardim. Busca-se responder: Como os saberes geométricos se apresentam nas respectivas propostas intuitivas no que diz respeito ao método analítico/sintético? O estudo conclui que Oscar Thompson adapta e traduz o manual norte americano em que se evidência a presença do método analítico, Gomes Cardim propõe lições de geometria com o método sintético e uma terceira posição de Calkins em seu manual, recomendando e enfatizando processos analítico e sintético simultaneamente.Revista Diálogo Educacional2017-07-19T13:02:27Z2017-07-19T13:02:27Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Revista Diálogo Educacional. v. 16, n.48, p.301-319, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177619Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-19T13:02:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177619Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-19T13:02:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
title Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
spellingShingle Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
Leme da Silva, Maria Célia
Saberes Geométricos
Método analítico
ensino primário
História da Educação Matemática
title_short Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
title_full Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
title_fullStr Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
title_full_unstemmed Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
title_sort Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Geométricos
Método analítico
ensino primário
História da Educação Matemática
topic Saberes Geométricos
Método analítico
ensino primário
História da Educação Matemática
description Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16272&dd99=view&dd98=pb
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-19T13:02:27Z
2017-07-19T13:02:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Revista Diálogo Educacional. v. 16, n.48, p.301-319, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177619
identifier_str_mv SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Revista Diálogo Educacional. v. 16, n.48, p.301-319, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Diálogo Educacional
publisher.none.fl_str_mv Revista Diálogo Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652134047023104