Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cremonini, Márcia Warken
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_79f999eebe4a16a1d2cfe2299a1b6e83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130511
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.brincadeira de faz-de-contadesenvolvimento infantilintervençãoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Durante muitos anos ou séculos, a brincadeira de faz-de-conta foi vista como algo natural e corriqueiro, assim, não sendo analisada da forma como merecia. Novos contornos são assumidos nesse campo, a partir da inserção de visões e teorias críticas, entre elas a que orienta as reflexões neste artigo: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Para essa concepção, a brincadeira constitui o evento através do qual a criança se apropria do mundo e faz com que participe do gênero humano. Com base nos pressupostos de Vigotsky, este artigo persegue uma reflexão sobre a importância da brincadeira de papéis sociais ou a de faz-de-conta na Educação Infantil. Tema central da prática educativa com crianças, a brincadeira vem se difundindo não apenas como algo importante para a criança, mas igualmente para os professores da Educação Infantil, sendo concebida, no mais das vezes, como estratégia básica de aprendizagem e desenvolvimento. O que ainda está sendo indagado e tem necessidade de ser observado é o modo como a brincadeira intervém nessa aprendizagem, como a intervenção pedagógica deve ser planejada e quais as mediações possíveis e necessárias para qualificar o desenvolvimento da aprendizagem da criança com a brincadeira de faz-de-conta.Florianópolis, SCAlves, Solange MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaCremonini, Márcia Warken2015-03-12T12:08:11Z2015-03-12T12:08:11Z2012-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis14 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T12:08:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130511Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T12:08:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
title Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
spellingShingle Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
Cremonini, Márcia Warken
brincadeira de faz-de-conta
desenvolvimento infantil
intervenção
title_short Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
title_full Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
title_fullStr Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
title_full_unstemmed Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
title_sort Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
author Cremonini, Márcia Warken
author_facet Cremonini, Márcia Warken
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Solange Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cremonini, Márcia Warken
dc.subject.por.fl_str_mv brincadeira de faz-de-conta
desenvolvimento infantil
intervenção
topic brincadeira de faz-de-conta
desenvolvimento infantil
intervenção
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-14
2015-03-12T12:08:11Z
2015-03-12T12:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652389732843520