Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
id |
UFSC_79f999eebe4a16a1d2cfe2299a1b6e83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130511 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.brincadeira de faz-de-contadesenvolvimento infantilintervençãoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Durante muitos anos ou séculos, a brincadeira de faz-de-conta foi vista como algo natural e corriqueiro, assim, não sendo analisada da forma como merecia. Novos contornos são assumidos nesse campo, a partir da inserção de visões e teorias críticas, entre elas a que orienta as reflexões neste artigo: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Para essa concepção, a brincadeira constitui o evento através do qual a criança se apropria do mundo e faz com que participe do gênero humano. Com base nos pressupostos de Vigotsky, este artigo persegue uma reflexão sobre a importância da brincadeira de papéis sociais ou a de faz-de-conta na Educação Infantil. Tema central da prática educativa com crianças, a brincadeira vem se difundindo não apenas como algo importante para a criança, mas igualmente para os professores da Educação Infantil, sendo concebida, no mais das vezes, como estratégia básica de aprendizagem e desenvolvimento. O que ainda está sendo indagado e tem necessidade de ser observado é o modo como a brincadeira intervém nessa aprendizagem, como a intervenção pedagógica deve ser planejada e quais as mediações possíveis e necessárias para qualificar o desenvolvimento da aprendizagem da criança com a brincadeira de faz-de-conta.Florianópolis, SCAlves, Solange MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaCremonini, Márcia Warken2015-03-12T12:08:11Z2015-03-12T12:08:11Z2012-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis14 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T12:08:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130511Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T12:08:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. |
title |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. |
spellingShingle |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. Cremonini, Márcia Warken brincadeira de faz-de-conta desenvolvimento infantil intervenção |
title_short |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. |
title_full |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. |
title_fullStr |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. |
title_full_unstemmed |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. |
title_sort |
Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. |
author |
Cremonini, Márcia Warken |
author_facet |
Cremonini, Márcia Warken |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Solange Maria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cremonini, Márcia Warken |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincadeira de faz-de-conta desenvolvimento infantil intervenção |
topic |
brincadeira de faz-de-conta desenvolvimento infantil intervenção |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-14 2015-03-12T12:08:11Z 2015-03-12T12:08:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652389732843520 |