Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Daniela de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.
id UFSC_7a28495da5a9861e085b18d46c226584
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233863
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo PetersTecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.Considerando os desafios que a educação brasileira vem enfrentando atualmente, pode-se afirmar que alguns avanços foram obtidos no que tange à aplicação da tecnologia em sala de aula. Evidenciou-se também uma certa sensibilidade dos profissionais docentes que estão lecionando há mais tempo, com relação a aplicabilidade da tecnologia como facilitadora na mediação entre aluno e aprendizagem, e não como vilã, assim como se pregava tempos atrás. Atualmente, a tecnologia está muito presente nas escolas e os docentes têm utilizado esta ferramenta como suporte para suas metodologias em sala de aula, muito embora dever-se-ia estar continuamente presente, porém entende-se que a não preparação dos professores, a falta de formação continuada trouxe um certo retrocesso educacional, no que tange ferramentas para conteúdo didático e suas metodologias. Ouviu-se profissionais docentes, alunos, pesquisou-se em livros e somente dois pontos ficaram evidenciados, a tecnologia veio para auxiliar a mediação entre aprendizagem e conhecimento, melhorando e inovando o ambiente escolar. Porém esta ferramenta inovadora e agora indispensável para professores e alunos, encontrou retração e estacionou no tempo por conta da falta de formação por parte dos docentes, pois as escolas ainda não estão adequadas em tecnologias para atenderem os anseios de seus alunos. A evolução da informática deu origem à Tecnologia da Informação que passou a fazer parte da gestão pública, trazendo consigo novas possibilidades e desafios para seus usuários. Nesse cenário de informatização, o presente trabalho justifica-se pelo fator de relevância em compreender como a tecnologia da informação pode ser usada dentro de uma sala de aula de ensino médio na disciplina de linguagens (língua portuguesa e inglesa) de escolas públicas estaduais onde os estudantes são agentes da tecnologia.Florianópolis, SCMartins, Vinícius AbílioUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Daniela de Oliveira2022-04-11T18:14:02Z2022-04-11T18:14:02Z2021-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-23T19:57:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-23T19:57:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
title Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
spellingShingle Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
Medeiros, Daniela de Oliveira
Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa.
title_short Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
title_full Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
title_fullStr Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
title_full_unstemmed Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
title_sort Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
author Medeiros, Daniela de Oliveira
author_facet Medeiros, Daniela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Vinícius Abílio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Daniela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa.
topic Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
2022-04-11T18:14:02Z
2022-04-11T18:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652161713700864