Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública. |
id |
UFSC_7a28495da5a9861e085b18d46c226584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233863 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo PetersTecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.Considerando os desafios que a educação brasileira vem enfrentando atualmente, pode-se afirmar que alguns avanços foram obtidos no que tange à aplicação da tecnologia em sala de aula. Evidenciou-se também uma certa sensibilidade dos profissionais docentes que estão lecionando há mais tempo, com relação a aplicabilidade da tecnologia como facilitadora na mediação entre aluno e aprendizagem, e não como vilã, assim como se pregava tempos atrás. Atualmente, a tecnologia está muito presente nas escolas e os docentes têm utilizado esta ferramenta como suporte para suas metodologias em sala de aula, muito embora dever-se-ia estar continuamente presente, porém entende-se que a não preparação dos professores, a falta de formação continuada trouxe um certo retrocesso educacional, no que tange ferramentas para conteúdo didático e suas metodologias. Ouviu-se profissionais docentes, alunos, pesquisou-se em livros e somente dois pontos ficaram evidenciados, a tecnologia veio para auxiliar a mediação entre aprendizagem e conhecimento, melhorando e inovando o ambiente escolar. Porém esta ferramenta inovadora e agora indispensável para professores e alunos, encontrou retração e estacionou no tempo por conta da falta de formação por parte dos docentes, pois as escolas ainda não estão adequadas em tecnologias para atenderem os anseios de seus alunos. A evolução da informática deu origem à Tecnologia da Informação que passou a fazer parte da gestão pública, trazendo consigo novas possibilidades e desafios para seus usuários. Nesse cenário de informatização, o presente trabalho justifica-se pelo fator de relevância em compreender como a tecnologia da informação pode ser usada dentro de uma sala de aula de ensino médio na disciplina de linguagens (língua portuguesa e inglesa) de escolas públicas estaduais onde os estudantes são agentes da tecnologia.Florianópolis, SCMartins, Vinícius AbílioUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Daniela de Oliveira2022-04-11T18:14:02Z2022-04-11T18:14:02Z2021-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-23T19:57:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-23T19:57:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters |
title |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters |
spellingShingle |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters Medeiros, Daniela de Oliveira Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa. |
title_short |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters |
title_full |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters |
title_fullStr |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters |
title_full_unstemmed |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters |
title_sort |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters |
author |
Medeiros, Daniela de Oliveira |
author_facet |
Medeiros, Daniela de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Vinícius Abílio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Daniela de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa. |
topic |
Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-21 2022-04-11T18:14:02Z 2022-04-11T18:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652161713700864 |