Uma caracterização da fração como um saber profissional do professor que ensina matemática a partir de fontes sergipanas
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Data de Publicação: | 2021 |
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Uma caracterização da fração como um saber profissional do professor que ensina matemática a partir de fontes sergipanasFraçãoSaber profissionalSequenciaGraduaçãoA matemática do ensino de fraçãoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/424Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar a da fração como um saber profissional do professor que ensina matemática a partir de fontes sergipanas: hoje e ontem. Para alcançar tal propósito foram examinados textos normativos como o currículo sergipano (2018) e programas de ensino de Sergipe da primeira metade do século XX. Foram utilizados entendimentos discutidos por Valente (2019), e Morais, Bertini e Valente (2021). A partir do exame das fontes sergipanas foi possível caracterizar fração como parte do saber profissional do professor que ensina matemática em dois momentos diferentes: a época da matemática nova do ensino de fração e da matemática da educação matemática do ensino de frações. Constatou-se a partir do exame do currículo sergipano (2018) princípios em relação a fração que exige o domínio de uma matemática a ensinar e de uma matemática para ensinar baseada em princípios da educação matemática no que diz respeito principalmente a resolução de problema e ao uso de materiais manipuláveis. Já nos programas de ensino de Sergipe publicados na primeira metade do século XX, período de divulgação e circulação de ideais do método intuitivo e da Escola nova, não foi possível a identificação de aspectos detalhados do saber para ensinar matemática.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2022-05-21T00:59:06Z2022-05-21T00:59:06Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, I. B.; TRINDADE D.A. . Uma caracterização da fração como um saber profissional do professor que ensina matemática a partir de fontes sergipanas. Revista de História da Educação Matemática, v. v.7, p. 1-17, 2021.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235046Trindade, Deoclecia de AndradeSantos, Ivanete Batista dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-21T01:10:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235046Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-21T01:10:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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