Atividade de definição do conceito de produto no front end da inovação: um estudo qualitativo em organizações de tecnologias em Florianópolis/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, André de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216302
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
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spelling Atividade de definição do conceito de produto no front end da inovação: um estudo qualitativo em organizações de tecnologias em Florianópolis/SCGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoEmpresa de tecnologia avançadaInovaçãoDesenvolvimento de produtosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.Inovar faz parte das necessidades organizacionais, sendo considerada uma forma em que os empreendedores exploram oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios, processos ou serviços. A inovação é composta por um processo de várias etapas, iniciando pelo Front End da Inovação (FEI), seguindo do Desenvolvimento de Novos Produtos (NPD) e da Comercialização. O FEI é o início deste processo, composto pelas atividades relacionadas à oportunidade, ideias e definição do conceito. A atividade de definição do conceito é a fase final do FEI, nela a atenção deve ser redobrada para evitar falhas nas fases seguintes do processo de inovação. Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a atividade de definição do conceito em organizações de tecnologia no contexto de Florianópolis/SC. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores de três organizações do setor de tecnologia. Como resultados foi identificado que nas organizações pesquisadas existem etapas, que se mostraram semelhantes ao abordado na literatura, em relação à situação final na apresentação de uma definição de conceito. Entretanto, existem particularidades referentes à forma de operação relacionada em cada negócio, com diferenças pontuais, em especial na maneira de estruturação de seus processos. Destaca-se que as etapas são compostas por elementos que participam ativamente na atividade de definição do conceito, sendo eles: atores, ferramentas, métodos e técnicas. Observou-se que alguns dos elementos fazem relação com os abordados pela literatura, mas não em sua totalidade, visto que a literatura trata esta atividade de forma genérica, sem considerar o contexto de cada negócio. Recomenda-se para trabalhos futuros o aprofundamento desta pesquisa em outros setores da economia, além da análise com maior número de organizações, para que se possa verificar se os resultados se repetem.<br>Abstract: Innovating is part of organizational needs, being considered a way in which entrepreneurs explore opportunities for the development of new businesses, processes or services. Innovation consists of a multi-stage process, starting with the Front End of Innovation (FEI), followed by New Product Development (NPD) and Commercialization. The FEI is the beginning of this process, composed of activities related to opportunity, ideas and definition of the concept. The concept definition activity is the final phase of the FEI, in which attention must be redoubled to avoid failures in the following phases of the innovation process. This work aims to analyze how the concept definition activity occurs in technology organizations in the context of Florianópolis / SC. To this end, a qualitative research was carried out, using semi-structured interviews with managers from three organizations in the technology sector as a data collection instrument. As a result, it was identified that in the organizations surveyed there are stages, which were similar to what was discussed in the literature, in relation to the final situation in the presentation of a definition of concept. However, there are particularities regarding the form of operation related in each business, with occasional differences, especially in the way of structuring its processes. It is noteworthy that the stages are composed of elements that actively participate in the activity of defining the concept, namely: actors, tools, methods and techniques. It was observed that some of the elements are related to those addressed by the literature, but not in its entirety, since the literature deals with this activity in a generic way, without considering the context of each business. Further research is recommended for further work in other sectors of the economy, in addition to the analysis with a larger number of organizations, so that it can be verified whether the results are repeatedSouza, João Artur deDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaLeite, André de Oliveira2020-10-21T21:27:58Z2020-10-21T21:27:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 p.| il., quads., gráfs.application/pdf370373https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216302porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216302Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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