A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129086 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014. |
id |
UFSC_7a94b289db38e119b2db7df5b39eb4e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129086 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafiosBiblioteconomiaCiência da informaçãoBibliotecas universitáriasEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.As modificações sociais, consequências diretas do advento da sociedade da informação, proporcionam inúmeros desafios para diferentes setores, estando entre eles o econômico, o político e o educacional. A Educação a Distância atrai adeptos que, embora dependam dos conhecimentos presentes no meio em que vivem, buscam flexibilidade para entender à complexidade de fenômenos proporcionados pela sociedade da informação. A presença das bibliotecas nos polos presenciais, nos quais se realiza a formação universitária de grande número de estudantes é considerada primordial por representar a extensão das bibliotecas universitárias. Sabendo das dificuldades pelas quais passam as diferentes bibliotecas em nosso país, surge a preocupação sobre como estão sendo gerenciadas e mantidas essas instituições nos polos presenciais do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral da presente pesquisa é diagnosticar a situação atual das bibliotecas universitárias existentes nos polos de EaD, localizados no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de abordagem qualiquantitativa. Classifica-se a pesquisa como exploratória-descritiva e utiliza-se o método de levantamento. Constata-se que papel da Biblioteca Universitária na EaD é o de contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de professores, alunos, técnicos e comunidades nas quais estão inseridas, fornecendo acesso às distintas fontes de informação. Com certeza a presença desses profissionais contribuiria para uma série de melhorias a serem implementadas nas bibliotecas em questão. Percebe-se a necessidade da construção de parâmetros de qualidade que contribuam para a estruturação das bibliotecas dos polos de apoio presencial.<br>Abstract : Social changes, direct consequences of the information society advent, provide countless challenges for different sectors, including the economical, political and educational. Distance Education attracts people who are dependent on the knowledges present in the environment they live in but are, however, searching for flexibility to understand the complexity of the phenomena caused by the information society. The presence of libraries in classroom poles, on which it performs the university education of many students is considered paramount by represent the extent of university libraries. Knowing the difficulties different libraries in our country undergo, worry about how these institutions are being managed and maintained in classroom poles in the State of Santa Catarina arises. The overall objective of this research is to diagnose the current situation of university libraries existing in centers of Distance Education, in the State of Santa Catarina, that offer graduate courses of the Universidade Federal de Santa Catarina. Regarding methodological procedures, it is used the qualitative and quantitative approach. The study is classified as exploratory-descriptive and uses the survey method. It appears that the role of the University Library in Distance Education is to contribute to meeting the informational needs of teachers, students, technicians and communities in which they operate, providing access to different sources of information. Surely the presence of these professionals would contribute to a number of improvements to be implemented in such libraries. It is realized the need to build quality parameters that contribute to the structuring of the libraries of the support classroom poles.Chagas, Magda TeixeiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSena, Priscila Machado Borges2015-02-05T20:40:51Z2015-02-05T20:40:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 p.| il., grafs.application/pdf332346https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129086porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:40:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129086Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:40:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios |
title |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios |
spellingShingle |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios Sena, Priscila Machado Borges Biblioteconomia Ciência da informação Bibliotecas universitárias Ensino a distancia |
title_short |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios |
title_full |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios |
title_fullStr |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios |
title_full_unstemmed |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios |
title_sort |
A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios |
author |
Sena, Priscila Machado Borges |
author_facet |
Sena, Priscila Machado Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chagas, Magda Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Priscila Machado Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteconomia Ciência da informação Bibliotecas universitárias Ensino a distancia |
topic |
Biblioteconomia Ciência da informação Bibliotecas universitárias Ensino a distancia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-05T20:40:51Z 2015-02-05T20:40:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
332346 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129086 |
identifier_str_mv |
332346 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
143 p.| il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652112412803072 |