A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Priscila Machado Borges
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129086
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.
id UFSC_7a94b289db38e119b2db7df5b39eb4e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129086
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafiosBiblioteconomiaCiência da informaçãoBibliotecas universitáriasEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.As modificações sociais, consequências diretas do advento da sociedade da informação, proporcionam inúmeros desafios para diferentes setores, estando entre eles o econômico, o político e o educacional. A Educação a Distância atrai adeptos que, embora dependam dos conhecimentos presentes no meio em que vivem, buscam flexibilidade para entender à complexidade de fenômenos proporcionados pela sociedade da informação. A presença das bibliotecas nos polos presenciais, nos quais se realiza a formação universitária de grande número de estudantes é considerada primordial por representar a extensão das bibliotecas universitárias. Sabendo das dificuldades pelas quais passam as diferentes bibliotecas em nosso país, surge a preocupação sobre como estão sendo gerenciadas e mantidas essas instituições nos polos presenciais do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral da presente pesquisa é diagnosticar a situação atual das bibliotecas universitárias existentes nos polos de EaD, localizados no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de abordagem qualiquantitativa. Classifica-se a pesquisa como exploratória-descritiva e utiliza-se o método de levantamento. Constata-se que papel da Biblioteca Universitária na EaD é o de contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de professores, alunos, técnicos e comunidades nas quais estão inseridas, fornecendo acesso às distintas fontes de informação. Com certeza a presença desses profissionais contribuiria para uma série de melhorias a serem implementadas nas bibliotecas em questão. Percebe-se a necessidade da construção de parâmetros de qualidade que contribuam para a estruturação das bibliotecas dos polos de apoio presencial.<br>Abstract : Social changes, direct consequences of the information society advent, provide countless challenges for different sectors, including the economical, political and educational. Distance Education attracts people who are dependent on the knowledges present in the environment they live in but are, however, searching for flexibility to understand the complexity of the phenomena caused by the information society. The presence of libraries in classroom poles, on which it performs the university education of many students is considered paramount by represent the extent of university libraries. Knowing the difficulties different libraries in our country undergo, worry about how these institutions are being managed and maintained in classroom poles in the State of Santa Catarina arises. The overall objective of this research is to diagnose the current situation of university libraries existing in centers of Distance Education, in the State of Santa Catarina, that offer graduate courses of the Universidade Federal de Santa Catarina. Regarding methodological procedures, it is used the qualitative and quantitative approach. The study is classified as exploratory-descriptive and uses the survey method. It appears that the role of the University Library in Distance Education is to contribute to meeting the informational needs of teachers, students, technicians and communities in which they operate, providing access to different sources of information. Surely the presence of these professionals would contribute to a number of improvements to be implemented in such libraries. It is realized the need to build quality parameters that contribute to the structuring of the libraries of the support classroom poles.Chagas, Magda TeixeiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSena, Priscila Machado Borges2015-02-05T20:40:51Z2015-02-05T20:40:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 p.| il., grafs.application/pdf332346https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129086porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:40:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129086Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:40:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
spellingShingle A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
Sena, Priscila Machado Borges
Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitárias
Ensino a distancia
title_short A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title_full A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title_fullStr A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title_full_unstemmed A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title_sort A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
author Sena, Priscila Machado Borges
author_facet Sena, Priscila Machado Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, Magda Teixeira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Priscila Machado Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitárias
Ensino a distancia
topic Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitárias
Ensino a distancia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:40:51Z
2015-02-05T20:40:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 332346
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129086
identifier_str_mv 332346
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112412803072