Marketing de Biblioteca: uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruna
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133695
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
id UFSC_7aed527f1c601d97e4df5f9d3499e6eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133695
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing de Biblioteca: uma propostaMarketing em bibliotecaPlano de marketingBibliotecas universitáriasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.O presente estudo apresenta o marketing como importante ferramenta de gestão em bibliotecas universitárias. Tem como objetivo principal: compreender a percepção dos gestores de três bibliotecas universitárias situadas em Florianópolis, sobre marketing com vista à proposição de ações de melhoria para as instituições objeto do estudo. Trata-se de um estudo exploratório- descritivo, que teve como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada, como amostra foram escolhidos gestores de três maiores bibliotecas universitárias de Florianópolis e, que juntamente com a literatura sobre o tema e informações nas páginas web das instituições foi possível investigar as situações organizacionais das bibliotecas, as ações de marketing realizadas e a forma que os entrevistados compreendem o marketing e o plano de marketing. Como conclusão do estudo foram propostas ações de melhoria para cada biblioteca e, pode também verificar-se a deficiência na compreensão da importância do marketing em bibliotecas universitárias, para o desenvolvimento, promoção e disseminação de produtos e serviços de informação.This study presents marketing as an important management tool in university libraries. It has as main objective: understand the perception of the three university libraries managers located in Florianopolis, about marketing, in order to propose improvement actions to the libraries of the institutions. This is an exploratory-descriptive study, which had as data collection tool a structured interview. As sample were chosen managers of three major university libraries of Florianópolis, which together with the literature on the subject and information on the web pages of the institutions was possible to investigate the organizational situation of the libraries, conducted marketing actions and the way that the respondents understand the marketing and the marketing plan. As conclusion of the study were proposed improvement actions for each library, and is possible verify the deficiency in understanding the importance of marketing in university libraries for the development, promotion and dissemination of information products and services.Florianópolis, SCPinto, Marli Dias de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Bruna2015-07-15T15:24:53Z2015-07-15T15:24:53Z2015-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133695Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-15T15:24:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-15T15:24:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de Biblioteca: uma proposta
title Marketing de Biblioteca: uma proposta
spellingShingle Marketing de Biblioteca: uma proposta
Ferreira, Bruna
Marketing em biblioteca
Plano de marketing
Bibliotecas universitárias
title_short Marketing de Biblioteca: uma proposta
title_full Marketing de Biblioteca: uma proposta
title_fullStr Marketing de Biblioteca: uma proposta
title_full_unstemmed Marketing de Biblioteca: uma proposta
title_sort Marketing de Biblioteca: uma proposta
author Ferreira, Bruna
author_facet Ferreira, Bruna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Marli Dias de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing em biblioteca
Plano de marketing
Bibliotecas universitárias
topic Marketing em biblioteca
Plano de marketing
Bibliotecas universitárias
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-15T15:24:53Z
2015-07-15T15:24:53Z
2015-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133695
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651886471938048