Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Gabriela Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205529
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
id UFSC_7b05f88434a02831760cc2086cbb3ce3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205529
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de casoEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagemSustentabilidadeUniversidades e faculdadesCompras (Serviço Público)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.Existe uma nova pressão sobre as instituições de ensino superior para que abracem sua responsabilidade socioambiental, que ainda é um desafio, requer aprendizagem. As Universidades públicas brasileiras, em função de todas as suas atribuições em ensino, pesquisa e extensão, possuem aquisições volumosas. Neste contexto surge a pergunta deste estudo: Como as preocupações com a sustentabilidade nas compras públicas fomentam a aprendizagem no contexto de uma universidade brasileira? O objetivo geral da presente pesquisa é Compreender como as preocupações com a sustentabilidade nas compras públicas fomentam a aprendizagem no contexto organizacional de uma universidade brasileira . Para o alcance deste objetivo, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, de horizonte transversal, foi escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. A ênfase, em termos de nível de análise da aprendizagem, esteve nos indivíduos. Foram coletados dados primários e secundários. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com oito informantes com vivência no que diz respeito ao ambiente e ao tema da pesquisa. O estudo permitiu explicitar características do ambiente de estudo e de seus atores. Identificou-se que o compartilhamento de conhecimentos é mais informal do que codificado. Alguns processos de gestão do conhecimento já foram implementados, mas ainda há bastante espaço para avanços nessa seara. Constatou-se que a legislação é um forte indutor de novos comportamentos e, por esta razão, um instrumento de apoio à aprendizagem, sobretudo, no setor público. A cultura organizacional voltada à aprendizagem é importantíssima quando se pretende produzir mudanças no contexto. Foram identificados e descritos nos resultados sete pontos críticos para aprendizagem no contexto organizacional que a impulsionam e devem ser considerados por toda instituição que a deseje promover, quais sejam: i)Liderança; ii)Redes;iii) Cultura Organizacional; iv)Regulação, Controle e Monitoramento;v) Tecnologia; vi)Fatores Motivacionais e vii) Engajamento dos Indivíduos. De modo geral, os objetivos propostos foram atingidos. Como limitações da pesquisa, menciona-se o fato de que nem todos os entrevistados, apesar do longo contato e diversidade de questionamentos em cada caso, dispuseram de tempo para mais de uma entrevista. Para estudos futuros, recomenda-se a análise dos processos de aprendizagem em instituições de ensino superior com ênfase em outros níveis de análise.Abstract : There is a pressure on higher education institutions to embrace their socio-environmental responsibility, which is still a challenge. The purchasing power of the Public Sector, in any part of the world, is very expressive. The Brazilian Public Universities, due to all their demands, arelargeinstitutions.Thereis,therefore,aconcernregardinglearningfor sustainability and cleaner consumption. In this context, the question that guides this research emerges: How do concerns about sustainability promote learning in the workplace in context of a Brazilian university? This study aims to \"understand how concerns regarding green public procurement promote learning towards sustainability in the workplace in a Brazilian public university \". For this scope, the qualitative and exploratory approach was used. A case study was carried out as the investigativestrategy.Bothprimaryandsecondarydatawerecollectedin the field. Semi-structured interviews were conducted with eight informants with experience on the institution. It was identified that knowledge sharing is more informal than coded. Civil servants are more likely to share implicit knowledge. Some knowledge management processes have already been implemented, but there is much room for progress in this area. It was found that the legislation induces new behavior, and, for this reason, it is an important instrument to support organization learning, especially regarding the public sector. An organizational culture focused on learning is important when looking for producing changes in context. The results present seven critical aspects regarding learning in the workplace towards sustainability in a public Brazilian higher education institution: i) Leadership; ii) Networks; iii) Organizational Culture; iv) Regulation, Control and Monitoring; v) Technology; vi) Motivational Factors and vii) Engagement of Individuals.Ingeneral,theproposedobjectiveshavebeenachieved.Even thougheveryinterviewissolidanddense,asalimitationitcanbepointed out that not all the informants could provide time for more than one interview. For future studies, it is recommended an analysis of the organizationallearningprocessesinhighereducationinstitutionsfocused on other areas, in addition to sustainable procurement. It is suggested the development of a practical model of evaluation of the learning process out of the critical factors pointed on thisone.Soriano-Sierra, Eduardo JuanUniversidade Federal de Santa CatarinaMarcon, Gabriela Almeida2020-03-31T13:47:27Z2020-03-31T13:47:27Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis246 p.| il., gráfs.application/pdf358902https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205529porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:47:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205529Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:47:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso
title Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso
spellingShingle Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso
Marcon, Gabriela Almeida
Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem
Sustentabilidade
Universidades e faculdades
Compras (Serviço Público)
title_short Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso
title_full Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso
title_fullStr Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso
title_full_unstemmed Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso
title_sort Aprendizagem no contexto organizacional para a sustentabilidade: um estudo de caso
author Marcon, Gabriela Almeida
author_facet Marcon, Gabriela Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soriano-Sierra, Eduardo Juan
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Gabriela Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem
Sustentabilidade
Universidades e faculdades
Compras (Serviço Público)
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem
Sustentabilidade
Universidades e faculdades
Compras (Serviço Público)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:47:27Z
2020-03-31T13:47:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 358902
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205529
identifier_str_mv 358902
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 246 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651971282862080