Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Daniel Godinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235938
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
id UFSC_7b70904b6e999368e179431caedd26f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235938
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBerger, Daniel GodinhoLaffin, Maria Hermínia Lage Fernandes2022-06-29T23:16:58Z2022-06-29T23:16:58Z2022376842https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235938Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.A investigação teve por objetivo geral compreender as etnodidáticas que se constituíram nas relações e práticas de ensino realizadas durante o período de atendimento não presencial, no contexto da pandemia da COVID-19 em um núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que adota a pesquisa como princípio educativo. Para o desenvolvimento da tese entre outras referências teóricas, destacaram-se: a abordagem multirreferencial dos fatos educativos (ARDOINO, 1998); da abordagem etnometodológica (GARFINKEL, 2018; COULON, 1995 e 2017); dos atos de currículo como conceito dispositivo de análise (MACEDO, 2013, 2014, 2015 e 2015a); de autores que abordam as especificidades da EJA e dos sujeitos da modalidade (HADDAD e DI PIERRO, 20O0; ARROYO, 2005; LAFFIN, 2012 CARRANO, 2007; DAYRELL, 2003); sobre as relações de ensino (CHARLOT, 2013); sobre o acolhimento na educação de jovens e Adultos (LAFFIN, 2012, 2020) entre outros. O percurso metodológico para a elaboração da tese contou com os seguintes procedimentos: o estado do conhecimento para a aproximação com o campo e diálogo com as pesquisas acadêmicas que abordam as especificidades didáticas da EJA e a experiência particular da EJA da RME de Florianópolis; análise de documentos oficiais que balizam a modalidade EJA; a descrição etnometodológica e a realização de grupos de discussão. Entre os resultados alcançados na investigação, destacam-se a constatação de que a pesquisa como princípio educativo na Educação de Jovens na EJA da Rede Municipal de Ensino é um discurso sobre os quais deslizam diferentes significantes, o que traz como implicação para a pesquisa acadêmica a necessidade de contextualizar experiências que se constituem por meio ações implicadas entre sujeitos reais que disputam sentidos em atos o que faz emergir o currículo e a formação. Nesse processo, quando a pesquisa é o princípio da ação docente, a didática organiza a aprendizagem do professor e, portanto, dos alunos e o ensino se configura como uma relação que se constitui na própria experiência docente e da prática pedagógica.Abstract: The research aimed to understand the ethnodidatics that were constituted in the relations and teaching practices carried out during the non-face-to-face care period, in the context of the COVID-19 pandemic in a Youth and Adult Education (YAE) Center of the Municipal Education of Florianópolis (MEF) within the scope of Research as an Educational Principle. For the development of the thesis, among other references to theory, it should be highlighted: in the approach of multi-referential of the facts of education (ARDOINO, 1998), the approach of the ethnomethodological (GARFINKEL, 2018; COULON, 1995, and 2017); and the acts of the curriculum as a concept for a device for the analysis (MACEDO, 2013, 2014, 2015, and 2015a); the authors also discuss the specific characteristics of the YAE, and of the subjects of the method (HADDAD e DI PIERRO, 20O0; ARROYO, 2005; LAFFIN, 2012; CARRANO, 2007; DAYRELL, 2003); on the relationship of education (CHAPLIN, 2013); and on reception in the education of young people and young adults (LAFFIN, 2012-2020), among others. The methodological path for the foundation of the thesis consisted of the following procedures: the state of knowledge for the approach with the field and dialogue with academic research that addresses the didactic specificities of the YAE and the particular experience of the YAE of the ME of Florianópolis; analysis of official documents that mark the YAE modality; the ethnomethodological description and the holding of discussion groups. Among the results achieved in this research, we highlight the finding that the research as an educational principle in the education of young people in the YAE of the municipal system of Teaching is a discourse on which different meanings slide, which brings as an implication for academic research the need to contextualize experiences that constitute through actions implicated between real subjects who dispute meanings in acts what brings out the curriculum and training. In this process, when this research is the principle of teaching action didactics organizes the learning of the teacher and, therefore, the students and the teaching if it configures as a relationship that is constituted in the teaching experience and the pedagogical practice itself.230 p.| il.porEducaçãoEducação de jovens e adultosEnsino à distânciaProfessoresPrática de ensinoEtnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1641-T.pdfPEED1641-T.pdfapplication/pdf3299711https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/235938/-1/PEED1641-T.pdf8ab6f5a7e93c4555bb9b8e87dafc6aa2MD5-1123456789/2359382022-06-29 20:16:58.347oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235938Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-29T23:16:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19
title Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19
spellingShingle Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19
Berger, Daniel Godinho
Educação
Educação de jovens e adultos
Ensino à distância
Professores
Prática de ensino
title_short Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19
title_full Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19
title_fullStr Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19
title_full_unstemmed Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19
title_sort Etnodidáticas da educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid19
author Berger, Daniel Godinho
author_facet Berger, Daniel Godinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Berger, Daniel Godinho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
contributor_str_mv Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Educação de jovens e adultos
Ensino à distância
Professores
Prática de ensino
topic Educação
Educação de jovens e adultos
Ensino à distância
Professores
Prática de ensino
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-29T23:16:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-29T23:16:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235938
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 376842
identifier_str_mv 376842
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 230 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/235938/-1/PEED1641-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ab6f5a7e93c4555bb9b8e87dafc6aa2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805232372678656