Academia da depressão: efeitos de sentido das discursividades em memes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Geovana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215103
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.
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spelling Academia da depressão: efeitos de sentido das discursividades em memesLinguísticaMemesAnálise do discursoEstudantes universitáriosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.Esta dissertação tem por objetivo analisar os efeitos de sentido que emergem na confluência do discurso acadêmico e dos memes. O corpus compreende 30 memes retirados de fanpages do Facebook, a saber: Nazaré, a orientadora; Graduação da Depressão e Pós-Graduação da Depressão. O meme é uma textualidade seriada na qual elementos como imagem, léxico, forma e temática podem ser ou não modificados. Nele há a junção de imagem e texto em um frame da cultura pop, formulado e posto em circulação por qualquer pessoa com acesso a redes sociais, além de poder fazer referência a todo e qualquer evento social. Os memes que foram analisados usam o humor e a ironia para criticar e ridicularizar as situações vivenciadas por alunos universitários que ao tentarem se inscrever no discurso acadêmico encontram dificuldades de fazê-lo. O referencial teórico-metodológico utilizado fundamenta-se na Análise de Discurso de linha francesa, nos estudos de Pêcheux (1988, 1990, 1997, 2015) e nos desdobramentos brasileiros presentes em Orlandi (1996, 2004, 2012a, 2012c, 2015a) e Dias (2008, 2016a, 2016b), que possibilitaram analisar o funcionamento discursivo do meme como materialidade significante do discurso digital. Para o entendimento do funcionamento desses memes, inicio com uma discussão sobre o imaginário que se tem sobre o mundo acadêmico agregado a questões atuais como o produtivismo acadêmico e a depressão. Esses assuntos se estabelecem como condição estrita de produção desse tipo de meme ao colocar a academia em discurso. Nesse movimento, o sujeito aluno-universitário sente-se aprisionado na trama discursiva do fazer científico, e ao dizer da vida acadêmica, produz uma escrita de si. Além disso, faço uso das tipologias discursivas de Orlandi (1996), especialmente, o discurso lúdico caracterizado pela polissemia aberta. Ainda, abordo a ?resistência involuntária? manifesta no entrelaçamento entre o discurso acadêmico e outras discursividades abrigadas em um ?bólido de sentidos? (ORLANDI, 2004) que circulam nesses memes nas redes sociais. Nos modos de fazer/dizer deles, o sujeito torna evidente o desejo e a repulsa que o tomam e que ele expressa na criação/compartilhamento desse tipo de meme. Nele o sujeito aluno-universitário faz uso do jogo parafrástico e polissêmico para falar de si e do outro, na replicação e repetição característica desse modo enunciativo, como prática cultural, que propaga sentidos em um tempo determinado.<br>Abstract : This following dissertation aims to analyze meaning effects that emerge at the confluence of academic discourse and memes. The corpus encompasses 30 memes taken from Facebook fanpages, namely: Nazaré, a orientadora; Graduação da Depressão e Pós-Graduação da Depressão (lit. ?Nazaré, the advisor?; ?Depressive Undergraduation?and ?Depressive Graduation?. A meme is a seriate textual product in which elements such as image, lexicon, form and theme can be modified or not. In it, there is a junction of image and text in a pop culture frame, created and shared by anyone with access to social media, while also being able to make reference to any and every social event. The memes analyzed employed humor and irony to criticize and make ridicule of situations lived and experienced by university students, who, in attempting to join the milieu of academic discourse, encounter difficulties in doing so. The theoretical-methodological framework used is based on French Analysis Discourse, on Pêcheux?s studies (1988, 1990, 1997, 2015) and on the Brazilian studies derived from Pêcheux?s found in Orlandi (1996, 2004, 2012a, 2012c, 2015a) and Dias (2008, 2016a, 2016b), which create the possibility of an analysis of the discursive workings of the meme as a meaningful materiality of digital discourse. In order to understand the mechanisms of such memes, the author starts with a discussion over the existing popular imagination of the academic world coupled with current issues such as academic productivity and depression. Such subjects establish themselves as a precise production condition for this kind of meme by inserting the academy into the discourse. In this motion, the university-student subject feels entrapped within the discursive plot of science making, and, by discussing academic life, creates a written piece about themselves. Moreover, Orlandi?s (1996) discursive typologies are used, in special the ludic discourse caracterized by open polysemy. Further still, the author broaches the ?involuntary resistance? displayed in the intertwining between academic discourse and other discursivities comprised in a ?bólido de sentidos?, lit. ?meaning's ebullience? (ORLANDI, 2004) which is spread by these memes in social networks. Through the memes' ways of creation/narrative, the subject makes explicit the desire and repulse that overcome them and which they express in the creation/sharing of this type of meme. In order to do so, the university-student subject avails themselves of a paraphrastic and polysemic game in order to make reference to themselves and others, taking part in the replication and repetition commonly found in this mode of enunciation, as a cultural practice which propagates meaning in a specific time period.Braga, SandroUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Geovana2020-10-21T21:13:08Z2020-10-21T21:13:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 p.| il.application/pdf362344https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215103porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215103Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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