Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106837 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013 |
id |
UFSC_7bd347c03ec83997e5483058d4a8b907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106837 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distânciaEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaPlanejamento educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013O presente estudo tem por objetivo analisar, no âmbito da educação a distância, as contribuições do método preconizado por Juares Thiesen para construção e análise de cenários prospectivos, aplicado ao planejamento educacional, com o aporte da Gestão do Conhecimento. Embora diversos estudos destaquem a importância do planejamento em EaD, estudos consistentes ainda são escassos. Os Estudos Prospectivos e a Construção de Cenários constituem uma abordagem utilizada pelas organizações para antever e projetar a realidade a longo prazo, o que pode contribuir para a superação das dificuldades de planejamento da EaD. O estudo, conduzido pelas abordagens quantitativa e qualitativa, utilizou para desenvolvimento de seu processo a técnica de pesquisa-ação, organizada em cinco etapas: exploratória; adaptação; aplicação; análise; e resultados. Na etapa exploratória, procede-se o estudo sobre os pilares que sustentam a presente pesquisa: os estudos prospectivos, a educação a distância e o método para construção e análise de cenários prospectivos proposto por Thiesen. A etapa de adaptação visa à análise aprofundada do método proposto, com o objetivo de viabilizar sua aplicação, em ambiente acadêmico e situação real. A etapa de aplicação estrutura a aplicação do método por meio de oficinas. Na etapa de análise é realizada a verificação de consistência e a análise das contribuições do método ao planejamento educacional, realizadas por questionários e entrevistas em uma instituição pública de ensino superior. Na etapa de resultados procede-se a análise geral, sendo elaboradas as conclusões finais da pesquisa. O estudo evidencia a importância do método para construção e análise de cenários prospectivos no âmbito da educação a distância e demonstra como o planejamento baseado em cenários prospectivos contribui para a geração de uma estratégia efetiva, extrapolando as tendências e considerando os aspectos do futuro e as incertezas. Constitui ainda uma contribuição técnica e científica, pois, além de investigar a aplicação de um método singular, com foco na área educacional, apresenta as especificidades e necessidades de sua aplicação, em situação real, para a educação a distância. Aprofunda conceitos de planejamento da EaD, planejamento estratégico, construção de cenários e inovação relacionados com a Gestão do Conhecimento, exigindo assim diálogo e interação entre distintas áreas e exercício da prática interdisciplinar.Catapan, Araci HackSpanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaRibas, Júlio César da Costa2013-12-05T22:31:18Z2013-12-05T22:31:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis343 p.| il., grafs., tabs.application/pdf320148https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106837porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-05T22:31:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106837Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-05T22:31:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância |
title |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância |
spellingShingle |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância Ribas, Júlio César da Costa Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Planejamento educacional |
title_short |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância |
title_full |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância |
title_fullStr |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância |
title_sort |
Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância |
author |
Ribas, Júlio César da Costa |
author_facet |
Ribas, Júlio César da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Spanhol, Fernando José Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Júlio César da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Planejamento educacional |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Planejamento educacional |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05T22:31:18Z 2013-12-05T22:31:18Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
320148 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106837 |
identifier_str_mv |
320148 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
343 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652233663840256 |