Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carolina Schmitt
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180882
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
id UFSC_74065003e39ad9cda13b2116ece9a626
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180882
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNunes, Carolina SchmittNakayama, Marina KeikoSilveira, Ricardo Azambuja2017-11-14T03:19:06Z2017-11-14T03:19:06Z2017348491https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180882Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.A Educação a Distância emerge cada vez mais como uma possibilidade de acesso e democratização da educação no Brasil. As especificidades da modalidade tornam imperativa a utilização de formas apropriadas de gerenciamento de cursos. A escassez de pesquisas sobre práticas de gestão de sistemas de educação a distância deixa um campo aberto a novas descobertas e reflexões. Portanto, esta tese propõe um framework para a gestão da educação a distância baseado em melhores práticas. A abordagem desta pesquisa é qualitativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão narrativa da literatura, estudo de caso com análise temática, revisão sistemática e validação com especialistas. O estudo de caso foi realizado no curso a distância de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (membro do Sistema Universidade Aberta do Brasil), entre 2006 e 2016, e os participantes foram oito gestores do curso. A revisão sistemática aportou uma relação de boas práticas em nove categorias: gestão de pessoas, tutoria, comunicação, planejamento, design instrucional, tecnologia, institucionalização, gestão financeira e qualidade. A partir dos resultados do estudo de caso e da revisão sistemática, foi elaborado o framework, posteriormente validado com os especialistas, com 11 dimensões de boas práticas: tutoria, comunicação, planejamento, pessoas, institucionalização, pesquisa, relacionamento com stakeholders, tecnologia, qualidade, gestão financeira e design educacional. O objetivo do modelo desenvolvido é - potencialmente - ser um guia para gestores e coordenadores de cursos a distância que desejem melhorar a qualidade dos seus cursos.Abstract : Distance Education emerges increasingly as a possibility of access and democratization of education in Brazil. Its specificities make it imperative to use appropriate forms of course management. The lack of research on management practices for distance education is still open to new discoveries and reflections. Therefore, this thesis proposes a framework for distance education management based on best practices. The approach of this research is qualitative. The methodological procedures are narrative review of the literature, case study with thematic analysis, systematic review and validation with specialists. The case study was conducted in the management distance course of the Universidade Federal de Santa Catarina (Universidade Aberta do Brasil member), between 2006 and 2016, with eight managers of the course. The systematic review provided a list of best practices in nine categories: people management, mentoring, communication, planning, instructional design, technology, institutionalization, financial management and quality. Based on the results of the case study and the systematic review, the framework was developed, later validated with the specialists, with 11 dimensions of best practices: mentoring, communication, planning, people, institutionalization, research, stakeholder relationship, technology, quality, financial management and educational design. The purpose of this model is to be a guide for managers and coordinators of distance courses to improve the course quality.278 p.| il.porEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino à distânciaGestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL348491.pdfapplication/pdf3830993https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/180882/1/348491.pdf96b5d90bc2249a97946ca639280ef138MD51123456789/1808822017-11-14 01:19:06.167oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180882Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-14T03:19:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas
title Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas
spellingShingle Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas
Nunes, Carolina Schmitt
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
title_short Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas
title_full Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas
title_fullStr Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas
title_full_unstemmed Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas
title_sort Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas
author Nunes, Carolina Schmitt
author_facet Nunes, Carolina Schmitt
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Carolina Schmitt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nakayama, Marina Keiko
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silveira, Ricardo Azambuja
contributor_str_mv Nakayama, Marina Keiko
Silveira, Ricardo Azambuja
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-14T03:19:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-14T03:19:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180882
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 348491
identifier_str_mv 348491
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 278 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/180882/1/348491.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96b5d90bc2249a97946ca639280ef138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805082025754624