Investigação sobre percepção visual e medidas de avaliação da iluminação natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzardi, Alana Finger
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198126
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018.
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spelling Investigação sobre percepção visual e medidas de avaliação da iluminação naturalArquiteturaIluminação naturalPercepção visualDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018.A iluminação natural é um processo dinâmico que apresenta alterações temporais e espaciais, logo, o desafio mais ambicioso é manter o equilíbrio entre a maximização das condições de iluminação ao longo do dia e garantir a satisfação dos usuários. Métricas dinâmicas de previsão de luz natural surgem para descrever e avaliar o comportamento da luz natural em ambientes internos, a partir de uma base anual de dados, promovendo uma maior aproximação do projeto à realidade local. A iluminância torna-se o parâmetro mais acessível para a avaliação das condições de iluminação, em função de sua facilidade de medição e cálculo, além de estar explícito em normas reguladoras com recomendações de níveis de iluminâncias de acordo com o uso e realização de tarefas. Contudo questiona-se se estes valores de iluminâncias mínimas preconizados em normas atendem a expectativa do usuário no que diz respeito a suficiência de luz natural em ambientes internos. Este trabalho visou uma aproximação de parâmetros de avaliação da iluminação natural e percepção dos usuários de modo a compreender se as métricas de caracterização da iluminação natural se aproximam da experiência visual dos usuários sobre a suficiência de luz natural em espaços de salas de aula na cidade de Florianópolis/SC, Brasil. O estudo permitiu a comparação dos resultados de simulações computacionais de Autonomia da Luz Natural e Iluminâncias Úteis de Luz Natural realizadas por meio do software DIVA Plug-in Rhinoceros 5.0, com desenhos de percepção visual, conduzidos por 256 usuários de três ambientes de sala de aula. Esta comparação indicou quais parâmetros simulados correspondem mais estreitamente às avaliações das áreas bem iluminadas, parcialmente iluminadas e mal iluminadas naturalmente nos espaços de estudo. Encontrou-se maior proximidade entre as linhas limites dos parâmetros DA500lux,50% e DA250lux,50% nas duas primeiras salas investigadas, e DA300lux,50% e DA150lux,50% na terceira sala analisada. Os resultados evidenciam a relação de aspectos de percepção visual não só com valores de iluminâncias, mas também com as medidas físicas de brilho das superfícies, expressos através da luminância. Uma vez que se sabe, que além de critérios de níveis de iluminâncias horizontais no plano de trabalho, diversos são os fatores que influenciam no processo de percepção visual e caracterização das condições do ambiente luminoso.Abstract : Daylight is a dynamic process that grants temporal and spatial changes, so the most ambitious challenge is to maintain the balance between maximizing lighting conditions throughout the day and ensuring the user satisfaction. Climate-based daylight availability metrics emerge to describe and evaluate the behavior of daylight indoors, from an annual database, providing a closer approximation of the project to the local reality. The illuminance becomes the most accessible parameter for the evaluation of the lighting conditions, due to its ease of measurement and calculation, besides being explicit in regulatory norms with recommendations of levels of illuminances according to the use and task realization. However, it is questioned whether these values of minimum illuminances recommended in standards meet the user s expectations regarding the natural light sufficiency in indoor environments. This research aimed at an approximation of daylight availability metrics and users 'perceptions in order to understand if the characterization metrics of daylight approach the user s visual experience on the sufficiency of natural light in classroom spaces in the city of Florianopolis / SC, Brazil. The study allowed the comparison of the results by computer simulations of Daylight Autonomy and Useful Daylight Illuminances performed throughout the software DIVA Plug-in Rhinoceros 5.0, with visual perception drawings, conducted by 256 users of three different classroom environments. This comparison indicated which simulated parameters correspond more closely to the evaluations of daylit area, partially daylit area and non daylit area in those study spaces. Greater proximity was found between the threshold lines of the parameters DA500lux,50% and DA250lux,50% in the first two rooms studied, and DA300lux,50% and DA150lux,50% in the third room analyzed. The results evidenced the relation of aspects of visual perception not only with illuminance values, but also with the physical measurements of surface brightness, expressed through the luminance. Since it is known, that in addition to criteria of horizontal illuminance levels in the work plane, several factors influence the process of visual perception and characterization of the conditions of the light environment.Pereira, Fernando Oscar RuttkayRizzardi, Alana Finger2019-07-25T11:33:05Z2019-07-25T11:33:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf357325https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198126porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:59:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198126Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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