Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Karolini Rodrigues da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Miguel Antenor de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171665
Resumo: TCC(Tecnologias da Informação e Comunicação)
id UFSC_7c3e866d6320dd7c2209bdce2acdd4ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171665
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humanoJogos SériosJogos sérios na saúdeAmbientes virtuais de ensino de AnatomiaTCC(Tecnologias da Informação e Comunicação)Com a tendência crescente no desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, em particular no campo da saúde, como dar suporte em diagnósticos, visualização de informação de dados ou mesmo em ambientes virtuais que auxiliam na cirurgia, é possível encontrar grandes oportunidades de inovação na construção de técnicas eficientes de ensino e aprendizagem das ciências da saúde. O aumento exponencial nos cursos de graduação e pós-graduação em ciências da saúde requer materiais avançados para estudos na área. O uso de livros ou modelos anatômicos nem sempre são capazes de fornecer um realismo que são abordados por novos recursos tecnológicos. Neste contexto surge a necessidade de ferramentas que podem auxiliar no ensino e aprendizagem, a fim de qualificar os profissionais de saúde para o futuro. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um jogo sério para estudar a anatomia humana aplicando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para isso, foi desenvolvido um jogo sério composto por um ambiente de aprendizagem e interação usando a plataforma de desenvolvimento de jogos conhecida como Unity 3D. O jogo sério intitulado EducaAnatomia3D apresenta um ambiente de interação dividido em duas partes principais: a apresentação do conteúdo para o estudo da anatomia humana, com foco nos acidentes ósseos do membro inferior do esqueleto humano, e a fixação do conteúdo. Todas as fases de desenvolvimento do jogo sério contaram com a participação de especialistas em Anatomia Humana. A metodologia utilizada consiste em estudos bibliográficos e exploratórios. Na avaliação de usabilidade do EducaAnatomia3D foi realizado um estudo de caso com alunos da disciplina de Anatomia II do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Centro Araranguá. Para tal foi elaborado um questionário de satisfação, contendo 15 perguntas relacionadas a 5 fatores de usabilidade, e solicitado ao final do estudo de caso o preenchimento do questionário por parte dos alunos (n=23) e do professor. Com base nas respostas obtidas pode-se concluir que o jogo sério apresentou resultados satisfatórios como uma ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem de estudos de Anatomia. Além disso, algumas sugestões de melhoria foram propostas pelos alunos, as quais serão levadas em consideração em futuros projetos nesta área.With the growing trend in the development of new educational technology tools, particularly in the health field, such as providing support in diagnostics, visualization of data or even in virtual environments that aid in surgery, it is possible to find great opportunities for innovation in the construction of techniques for teaching and learning in the health sciences. The exponential increase in undergraduate and graduate courses in health sciences requires advanced materials for studies in the field. The use of books or anatomical models are not always able to provide a realism that are addressed by new technological resources. In this context, there is a need for tools that can aid in teaching and learning, in order to qualify health professionals for the future. Thus, the aim of this work was to present a serious game to study the human anatomy applying the use of Information and Communication Technologies (ICT). For that, a serious game was developed, composed of a learning and interaction environment using the game development platform known as Unity 3D. The serious game entitled EducaAnatomy3D presents an environment of interaction divided into two main parts: the presentation of the content for the study of human anatomy, focusing on the bone protrusions of the lower limb of the human skeleton, and the assimilation of the content. All stages of development of the serious game counted on the participation of specialists in Human Anatomy. The methodology used consists of bibliographic and exploratory studies. As a result, a satisfaction questionnaire was applied with the students of the discipline of Anatomy II of the Physiotherapy course at the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). For this purpose, a satisfaction questionnaire was developed, containing 15 questions related to 5 usability factors, and asked at the end of the case study to complete the questionnaire by the students (n = 23) and the professor. Based on the answers obtained it can be concluded that the serious game presented satisfactory results as a tool to aid in the learning process of Human Anatomy studies. In addition, some suggestions for improvement have been proposed by the students which will be taken into account in future projects in this area.Lemos, Robson RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaConceição, Karolini Rodrigues daOliveira, Miguel Antenor de2016-12-19T11:30:09Z2016-12-19T11:30:09Z2016-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171665porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-19T11:30:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171665Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-19T11:30:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano
title Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano
spellingShingle Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano
Conceição, Karolini Rodrigues da
Jogos Sérios
Jogos sérios na saúde
Ambientes virtuais de ensino de Anatomia
title_short Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano
title_full Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano
title_fullStr Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano
title_sort Desenvolvimento de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano
author Conceição, Karolini Rodrigues da
author_facet Conceição, Karolini Rodrigues da
Oliveira, Miguel Antenor de
author_role author
author2 Oliveira, Miguel Antenor de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Robson Rodrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Karolini Rodrigues da
Oliveira, Miguel Antenor de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Sérios
Jogos sérios na saúde
Ambientes virtuais de ensino de Anatomia
topic Jogos Sérios
Jogos sérios na saúde
Ambientes virtuais de ensino de Anatomia
description TCC(Tecnologias da Informação e Comunicação)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19T11:30:09Z
2016-12-19T11:30:09Z
2016-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171665
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652183049076736