Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilésimo, Priscila Monteiro dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rombaldi, Gabriel Bardini
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157090
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina.Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_e77e7868860812cf7c897281bdf3c23f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157090
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamentalJogos Sérios na EducaçãoAmbientes Virtuais de Ensino de anatomiaAmbientes de Interação 3DTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina.Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação.Com a crescente expansão das tecnologias da informação e comunicação, é natural que a mesma também deva ser incorporada no contexto educacional com maior efetividade. Neste âmbito surge a necessidade do desenvolvimento de novos softwares que auxiliem o professor a transmitir o conteúdo de ensino e auxiliem os alunos a interagir com o conteúdo de ensino durante o processo de aprendizagem. Com este objetivo, foi elaborado este trabalho, sendo que as etapas necessárias são: estudar os conceitos de tecnologias educacionais; estudar a estrutura dos sistemas do corpo humano para o ensino fundamental; estudar a plataforma de desenvolvimento de jogos Unity 3D; elaborar o projeto de um ambiente de ensino e interação através de um jogo sério para o ensino fundamental; desenvolver o ambiente de ensino utilizando o Unity 3D; aplicar este ambiente desenvolvido em sala de aula; avaliar e analisar a usabilidade do ambiente de ensino dentro do contexto de jogos sérios na educação. A metodologia utilizada consiste em estudos teórico-empíricos apoiados em implementações, experimentos e estudos de caso. Como resultado, pode-se perceber que a aceitação do jogo EducaCorpoHumano3D foi satisfatória, tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores. Para os alunos, os mesmos aprendem de uma forma lúdica e o jogo sério auxiliou na motivação dos estudos do corpo humano. Para os professores, o jogo sério auxiliou a repassar o conteúdo de ensino de uma forma mais clara e objetiva, pois no jogo é possível manipular os objetos no ambiente 3D, facilitando a compreensão de conceitos tradicionalmente apresentados em forma de gravuras nos livros.With the growing expansion of information and communication technologies, it is natural that it should also be incorporated into the educational context in a more effectively way. In this context there is a need to develop new software that helps the teacher to transmit educational content and assist students during the interaction in the learning process. In this work the necessary steps in order to achieve these goals are the following: study the concepts of educational technologies; study the structure of the human body systems for elementary education; study the Unity 3D game development engine; design a learning and interaction environment through a serious game for elementary education; develop the learning environment using the Unity 3D; apply the learning environment in the classroom; and, evaluate and analyze the usability of the learning environment within the context of serious games in education. The methodology consists of theoretical and empirical studies supported by implementations, experiments and case studies. As a result of this work, we were able to observe that the acceptance of EducaCorpoHumano3D game was satisfactory, both by students and by teachers. For students, they seize in a playful way and the serious game helped in the motivation of the human body studies. For teachers, the serious game helped pass the educational content in a more objective way, because in the developed game the students were able to manipulate objects in the 3D environment, facilitating the understanding of concepts traditionally presented in the form of printed books.Lemos, Robson RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaBilésimo, Priscila Monteiro dos SantosRombaldi, Gabriel Bardini2015-12-11T16:11:13Z2015-12-11T16:11:13Z2015-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis89application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157090porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-11T16:11:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157090Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-11T16:11:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
title Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
spellingShingle Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
Bilésimo, Priscila Monteiro dos Santos
Jogos Sérios na Educação
Ambientes Virtuais de Ensino de anatomia
Ambientes de Interação 3D
title_short Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
title_full Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
title_fullStr Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
title_sort Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
author Bilésimo, Priscila Monteiro dos Santos
author_facet Bilésimo, Priscila Monteiro dos Santos
Rombaldi, Gabriel Bardini
author_role author
author2 Rombaldi, Gabriel Bardini
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Robson Rodrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bilésimo, Priscila Monteiro dos Santos
Rombaldi, Gabriel Bardini
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Sérios na Educação
Ambientes Virtuais de Ensino de anatomia
Ambientes de Interação 3D
topic Jogos Sérios na Educação
Ambientes Virtuais de Ensino de anatomia
Ambientes de Interação 3D
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina.Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11T16:11:13Z
2015-12-11T16:11:13Z
2015-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157090
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651948499402752