Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202534
Resumo: Este artigo explora a história da disciplina de Desenho, situando-se no âmbito do seu ensino. O objetivo é apresentar e discutir questões teórico-metodológicas para a escrita de uma história do ensino de Desenho a partir de cenas. A pesquisa acontece numa instituição escolar – o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Considera-se o período entre o início da década de 1960 até 2004, e as fontes para análise são tanto documentos oficiais quanto escolares que dão diretrizes a essa disciplina, bem como entrevistas com professores. As cenas do ensino do Desenho são construídas a partir dos depoimentos orais, gerando uma narrativa histórica. Enfim, reflete-se sobre as potencialidades e fragilidades desse modo de construção de escrita acerca da história da disciplina de Desenho.
id UFSC_7c4b1c9b271e6648e7bb35ef12f9165e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202534
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da históriaHistórias das Disciplinas EscolaresHistória do DesenhoEnsino de DesenhoEste artigo explora a história da disciplina de Desenho, situando-se no âmbito do seu ensino. O objetivo é apresentar e discutir questões teórico-metodológicas para a escrita de uma história do ensino de Desenho a partir de cenas. A pesquisa acontece numa instituição escolar – o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Considera-se o período entre o início da década de 1960 até 2004, e as fontes para análise são tanto documentos oficiais quanto escolares que dão diretrizes a essa disciplina, bem como entrevistas com professores. As cenas do ensino do Desenho são construídas a partir dos depoimentos orais, gerando uma narrativa histórica. Enfim, reflete-se sobre as potencialidades e fragilidades desse modo de construção de escrita acerca da história da disciplina de Desenho.2019-12-09T13:25:52Z2019-12-09T13:25:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202534Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:25:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202534Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T13:25:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
title Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
spellingShingle Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
Machado, Rosilene Beatriz
Histórias das Disciplinas Escolares
História do Desenho
Ensino de Desenho
title_short Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
title_full Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
title_fullStr Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
title_full_unstemmed Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
title_sort Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
author Machado, Rosilene Beatriz
author_facet Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias das Disciplinas Escolares
História do Desenho
Ensino de Desenho
topic Histórias das Disciplinas Escolares
História do Desenho
Ensino de Desenho
description Este artigo explora a história da disciplina de Desenho, situando-se no âmbito do seu ensino. O objetivo é apresentar e discutir questões teórico-metodológicas para a escrita de uma história do ensino de Desenho a partir de cenas. A pesquisa acontece numa instituição escolar – o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Considera-se o período entre o início da década de 1960 até 2004, e as fontes para análise são tanto documentos oficiais quanto escolares que dão diretrizes a essa disciplina, bem como entrevistas com professores. As cenas do ensino do Desenho são construídas a partir dos depoimentos orais, gerando uma narrativa histórica. Enfim, reflete-se sobre as potencialidades e fragilidades desse modo de construção de escrita acerca da história da disciplina de Desenho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-12-09T13:25:52Z
2019-12-09T13:25:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202534
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651919835529216