Atuação da gestão de pessoas no fortalecimento do comprometimento organizacional pós-pandemia: a cultura organizacional como caminho
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228394 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
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Atuação da gestão de pessoas no fortalecimento do comprometimento organizacional pós-pandemia: a cultura organizacional como caminhoHome OfficeCultura organizacionalTrabalho remotoGestão de pessoasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Com o surgimento da pandemia da COVID-19, no início de 2020, as empresas foram obrigadas a adaptar-se rapidamente ao modelo home office, o que se mostrou um grande desafio para as organizações e a área de gestão de pessoas, posto que, aumentou a dificuldade das empresas em manter e fortalecer a sua cultura organizacional, fundamental para o comprometimento dos colaboradores com os objetivos e metas organizacionais. Dessa forma, o presente artigo visa analisar como as organizações podem desenvolver a sua cultura em seus colaboradores, ainda que estes estejam distantes fisicamente. Justificado principalmente pela potencial contribuição teórica para o conhecimento científico do tema, foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, através do uso de estratégias de pesquisa bibliográfica e estudo de casos múltiplos a fim de compreender tais ações. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi estruturadas em três empresas catarinenses e expuseram a importância da comunicação para todos os níveis gerenciais das organizações, a relevância do desenho e estruturação de valores culturais que façam sentido para os colaboradores da empresa e a valorização dos mesmos.With the emergence of the COVID-19 pandemic, at the beginning of 2020, companies were obligated to adapt fast at the beginning of 2020, which proved to be a big challenge to organizations and their respective HR departments, given that it increased organizations’ difficulties of keeping and reinforcing the organizational culture, fundamental for the collaborators' commitment to the organizations' objectives and goals. Therefore, the present article aims to analyze how organizations can develop their cultures despite the distance, so employees feel part of the company, although physically distant. For that, exploratory-descriptive research was carried out, with a qualitative approach, using bibliographic research strategies and multiple case studies. Data was collected by semi structured interviews with three companies and showed the importance of communication in all management levels, the relevance of designing and structuring cultural values that make sense to collaborators and their valorization.Florianópolis, SCFiates, Gabriela Gonçalves SilveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Rossini, Luiza BarcellosTrentin, Rafaela Daros2021-09-29T21:09:32Z2021-09-29T21:09:32Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228394info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-29T21:09:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-29T21:09:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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