Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831 |
Resumo: | Disponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46913/pdf_40 |
id |
UFSC_7c980a3486ee8c019ffea3fa251ab153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160831 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativoEnsino primárioEscola novaProgramas de ensinoAritméticaDisponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46913/pdf_40Com o objetivo de compreender idéias da Escola Nova nos discursos oficiais do Estado de São Paulo e Paraná, o estudo compara dois programas de Aritmética da escola primária, prescritos respectivamente em 1932 e 1934. O programa do Paraná guarda semelhança ao de São Paulo que, em 1934, adotara uma forma reduzida do programa de 1925. As análises mostram similaridades dos programas quanto a não incorporação do ensino globalizado. O diferencial no programa do Paraná são as recorrentes recomendações ao ensino intuitivo, prático e o uso das Cartas de Parker para a organização da tabuada. O horário anexo ao programa há espaço diário reservado para o cálculo oral, um indicativo da permanência da tradicional prática de memorização da tabuada.Revista História da Educação2016-04-19T22:05:49Z2016-04-19T22:05:49Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B. Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola Primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo. História da Educação, v. 18, p. 45-59-59, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:05:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160831Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:05:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo |
title |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo |
spellingShingle |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo Pinto, Neuza Bertoni Ensino primário Escola nova Programas de ensino Aritmética |
title_short |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo |
title_full |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo |
title_fullStr |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo |
title_full_unstemmed |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo |
title_sort |
Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino primário Escola nova Programas de ensino Aritmética |
topic |
Ensino primário Escola nova Programas de ensino Aritmética |
description |
Disponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46913/pdf_40 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-04-19T22:05:49Z 2016-04-19T22:05:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, N. B. Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola Primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo. História da Educação, v. 18, p. 45-59-59, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831 |
identifier_str_mv |
PINTO, N. B. Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola Primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo. História da Educação, v. 18, p. 45-59-59, 2014. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652267060985856 |