Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831
Resumo: Disponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46913/pdf_40
id UFSC_7c980a3486ee8c019ffea3fa251ab153
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160831
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativoEnsino primárioEscola novaProgramas de ensinoAritméticaDisponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46913/pdf_40Com o objetivo de compreender idéias da Escola Nova nos discursos oficiais do Estado de São Paulo e Paraná, o estudo compara dois programas de Aritmética da escola primária, prescritos respectivamente em 1932 e 1934. O programa do Paraná guarda semelhança ao de São Paulo que, em 1934, adotara uma forma reduzida do programa de 1925. As análises mostram similaridades dos programas quanto a não incorporação do ensino globalizado. O diferencial no programa do Paraná são as recorrentes recomendações ao ensino intuitivo, prático e o uso das Cartas de Parker para a organização da tabuada. O horário anexo ao programa há espaço diário reservado para o cálculo oral, um indicativo da permanência da tradicional prática de memorização da tabuada.Revista História da Educação2016-04-19T22:05:49Z2016-04-19T22:05:49Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B. Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola Primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo. História da Educação, v. 18, p. 45-59-59, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:05:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160831Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:05:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
title Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
spellingShingle Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
Pinto, Neuza Bertoni
Ensino primário
Escola nova
Programas de ensino
Aritmética
title_short Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
title_full Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
title_fullStr Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
title_full_unstemmed Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
title_sort Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino primário
Escola nova
Programas de ensino
Aritmética
topic Ensino primário
Escola nova
Programas de ensino
Aritmética
description Disponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46913/pdf_40
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-04-19T22:05:49Z
2016-04-19T22:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, N. B. Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola Primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo. História da Educação, v. 18, p. 45-59-59, 2014.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831
identifier_str_mv PINTO, N. B. Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola Primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo. História da Educação, v. 18, p. 45-59-59, 2014.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652267060985856