Arquiteturas do submundo: o mundo dos mortos do mangá Cavaleiros do Zodíaco à sombra do inferno dantesco
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219312 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020. |
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Arquiteturas do submundo: o mundo dos mortos do mangá Cavaleiros do Zodíaco à sombra do inferno dantescoLiteraturaInfernoHistórias em quadrinhosLiteratura italianaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.Esta dissertação teve como objetivo analisar, comparativa e intertextualmente, o Inferno representado na Saga de Hades do mangá Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada, à sombra, isto é, a partir do Inferno arquitetado por Dante Alighieri para sua Divina Comédia. A relevância social e acadêmica deste estudo encontra sua justificativa no fato de que a representação do Inferno é complexa e rica no que diz respeito à sua iconografia, bem como às suas descrições, narrativas e simbologias. Seja na religião, na cultura e em diferentes esferas da atividade artística - como na Literatura e nas Histórias em Quadrinhos -, a paisagem do Inferno e seus respectivos habitantes constitui um tema que continua despertando o fascínio e o interesse do ser humano. Para mais, a emergência das pesquisas acadêmicas envolvendo HQs, sobretudo mangás, além do reconhecimento destas como arte que goza de uma linguagem autônoma (CIRNE, 1974, 1975; ACEVEDO, 1990; ECO, 1993; EISNER, 2001; RAMOS, 2010), são relativamente recentes, inclusive nos estudos linguísticos e literários. Orientada pelo quadro teórico da Literatura Comparada (BRUNEL et al., 1990; ALDRIDGE, 1994; POSNETT, 1994; REMAK, 1994; MACHADO; PAGEAUX, 2001; CARVALHAL, 2007) e das Histórias em Quadrinhos (VERGUEIRO, 1985; 2006; RAMOS, 2010) - especificamente os mangás (MOLINÉ, 2004; GRAVETT, 2006; LUYTEN, 2011) - a análise buscou averiguar como e em que medida o poema do autor italiano influenciou a arquitetura do Inferno desenhado na referida HQ. Após a análise das duas obras, constatou-se que a arquitetura do Inferno de Cavaleiros do Zodíaco foi toda estruturada a partir do Inferno que Dante concebeu para a Divina Comédia, descartando-se a possibilidade de que as escolhas de Kurumada seriam meras coincidências. Nesse sentido, presume-se que Kurumada tenha sido leitor ou ao menos conhecia a obraprima de Dante, apropriando-se de elementos do Inferno elaborado pelo poeta, a fim de projetar o seu, procedendo à escrita do roteiro e ilustração da Saga de Hades. Também se buscou elucidar o porquê ou o que levou Kurumada a escolher o Inferno do poema dantesco para embasar a arquitetura do seu, quando poderia ter utilizado outras referências - como, por exemplo, a mitologia grega -, ou optado pela criação de uma paisagem original.Abstract: This dissertation aims to be a comparative and intertextual analysis of the Hell depicted in the Hades Saga in the manga series Saint Seiya: Knights of the Zodiac, by Masami Kurumada, taking into consideration the Hell described by Dante Alighieri in the Divine Comedy. The social and academic relevance of this study is justified by the fact that when it comes to its iconography, descriptions, narratives, and symbology, the depiction of Hell is rich and complex. Whether in religion, culture, or different spheres of artistic activity-as in Literature and comic books-Hell's landscape and its inhabitants represent a theme that fascinates and sparks the interest of human beings. Furthermore, the emergence of academic research focusing on comics books, and manga especially, is relatively recent even in Linguistic and Literary Studies. The same applies to the recognition of these media as forms of art with an autonomous language (CIRNE, 1974, 1975; ACEVEDO, 1990; ECO, 1993; EISNER, 2001; RAMOS, 2010). Guided by the theoretical framework of Comparative Literature (BRUNEL et al., 1990; ALDRIDGE, 1994; POSNETT, 1994; REMAK, 1994; MACHADO; PAGEAUX, 2001; CARVALHAL, 2007) and comic books (VERGUEIRO, 1985; 2006; RAMOS, 2010), specifically manga (MOLINÉ, 2004; GRAVETT, 2006; LUYTEN, 2011), the analysis sought to ascertain how and to what extent the poem by the Italian author influenced the architecture of Hell depicted in the manga. Following the analysis of both works, I was able to determine that the architecture of Hell in Saint Seiya: Knights of the Zodiac was entirely built from the Hell designed by Dante for the Divine Comedy, dismissing the possibility that Kurumada's choices could be simple coincidences. In that respect, I propose that Kurumada was a reader or at least knew Dante's masterpiece, and he embodied elements of the Hell created by the poet in order to project his own when scripting and sketching the Hades Saga. Finally, this analysis also sought to throw light on why or what led Kurumada to choose Dantes' Hell as the foundation for the architecture of his own when he could have picked other references, such as Greek mythology, or even chosen to design an original landscape.Gaspari, Silvana deUniversidade Federal de Santa CatarinaPrilla, João Paulo Vicente2021-01-14T18:07:36Z2021-01-14T18:07:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il.application/pdf370800https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:07:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:07:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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