MICROBIOLOGIA VAI À ESCOLA – ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STOPIGLIA, Cheila Denise Ottonelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PINHEIRO, Ticiane da Rosa, MAHMUD, Neimah Maruf Ahmad Maruf, LIMA, Tatiane Goulart de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199423
Resumo: Os micro-organismos são associados, comumente, apenas como agentes causadores de doenças, contudo, uma diversidade deles estabelece relações benéficas e essenciais ao organismo. Contextualizar a microbiologia é um desafio para os professores de escolas públicas, pois a abordagem teórica torna o tema abstrato aos alunos. Estratégias de ensino- aprendizagem se tornam necessárias para complementar o ensino teórico da microbiologia. As ações extensionistas universitárias possibilitam a troca de saberes entre ensino superior e escola, aproximando os alunos de diferentes vivências e promovendo a divulgação científica. O projeto de extensão “Microbiologia vai à escola”, teve como objetivo desenvolver atividades didáticas simples para facilitar a aprendizagem e estimular a curiosidade dos alunos sobre a temática, visando desmistificar a ideia que os micro- organismos são exclusivamente causadores de doenças e reconstruir uma nova visão incluindo os diversos benefícios dos mesmos. O projeto foi desenvolvido no mês de julho de 2018, com turmas do quinto ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Uruguaiana, RS. Os quatro encontros foram executados da mesma forma, sendo: aplicação de questionário pré, a fim de coletar informações sobre o conhecimento prévio dos alunos, aula expositiva, atividade prática e/ou experimental e questionário pós, contendo as mesmas questões do questionário pré, para avaliar e quantificar o grau de aprendizagem após realização da ação teórica e prática. De acordo com os resultados obtidos nos questionários pré e pós, e, devido o interesse e participação dos alunos no decorrer dos encontros, concluímos que a metodologia utilizada foi eficaz para contribuir com a aprendizagem, fixação dos temas abordados e proporcionou um entendimento menos abstrato sobre a microbiologia.
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