As palavras e seus deslimites : a relação dos bebês com os livros na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211468
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling As palavras e seus deslimites : a relação dos bebês com os livros na educação infantilEducaçãoEducação infantilLiteratura infantojuvenilTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa, em nível de doutorado, teve como objetivo analisar como acontecem as relações dos bebês com o os livros no contexto da creche. Mais especificamente, se os bebês têm acesso aos livros e quais as possibilidades interativas que este objeto cultural promove. A pesquisa de campo aconteceu em uma instituição da Rede Municipal de Florianópolis, junto a 14 bebês e suas professoras, durante um período de sete meses. A fim de trazer uma escrita que se aproximasse da perspectiva dos bebês, foram elencados os procedimentos metodológicos provenientes da etnografia. E, para empreender o percurso metodológico, foi necessário um diálogo disciplinar, principalmente com os estudos sociais da infância e com as pesquisas situadas na área da Educação Infantil: Graue, Walsh (2003), Rocha (2008), Sarmento (2006) Agostinho (2004, 2016),Coutinho (2010, 2012), Ferreira (2010), Barbosa (2010, 2014), Buss- Simão (2012) e Schmitt (2011, 2014). As autoras que alicerçaram a pesquisa para situar a discussão teórica acerca da importância do livro e da Literatura Infantil foram Debus (2006), Reyes (2010), Paiva (2013, 2016), Parreiras (2012), Baptista (2010), Spengler (2017). E, para discutir a relação corporal dos bebês com os livros, o diálogo foi tecido com Le Breton (2007, 2009) e Buss-Simão (2016). Os dados de campo foram reunidos e categorizados a partir da técnica de análise de conteúdo e os episódios, organizados a partir das suas unidades de sentido, agrupando aqueles que tivessem aproximações. Deste modo, as categorias foram assim denominadas: 1) o deslimite da palavra: o corpo e a leitura sensorial dos bebês; 2) a semente da palavra: as relações estabelecidas nas mediações; e 3) outros pousos: tantas possibilidades. Os dados do campo mostraram que as interações dos bebês com os livros se constituem principalmente pela relação corporal. Eles criam modos próprios de leituras sensoriais, em que o corpo é a narrativa (corpo-narrativa). E, nessa relação, a Educação Infantil tem um importante papel, por meio da mediação onipresente e da mediação direta. A primeira configura-se como uma mediação que não conta com a presença e intervenção direta das professoras, que se revelam por ações como a organização de tempos e espaços, por exemplo. Já a segunda caracteriza-se por uma ação direcionada das professoras, como nos momentos de contações lúdicas de histórias. Para os bebês, o livro é também brinquedo, o texto literário é também brincadeira. E é justamente este o lugar do livro na Educação Infantil: ser mais do que suporte de leitura, é ser suporte de brincadeira, ser aquele que compõe suas criações, que é reinventado a partir dos próprios bebês, mas que, principalmente, compõe suas vidas.<br>Abstract : This research, at the doctoral level, had as objective to analyze how the babies? relationships with books happen in the Early Childhood Education. More specifically, if children have access to books and what interactive possibilities this cultural object promotes. The field research was carried out at an institution of The Florianópolis Municipal Network, with 14 children and their teachers, during seven months. In order to bring a writing that approached the babies? perspective, the methodological procedures from ethnography were listed. In order to undertake the methodological course, it was necessary to have a disciplinary dialogue, especially with the social studies of childhood and with research in the field of Early Childhood Education: Graue, Walsh (2003), Rocha (2008), Sarmento 2004, 2016), Coutinho (2010, 2012), Ferreira (2010), Barbosa(2010, 2014), Buss-Simão (2012) and Schmitt (2011, 2014). The authors who founded the research to situate the theoretical discussion about the importance of the book and the Children's Literature were Debus (2006), Reyes (2010), Paiva (2013, 2016), Parreiras (2012), Baptista 2017). And to discuss the babies' bodily relationship with books, the dialogue was woven with Le Breton (2007, 2009) and Buss-Simon (2016). The field data were collected and categorized using the technique of episodic content analysis, organized from their sense units, grouping those that had approximations. In this way, the categories were thus denominated: 1) no limits on words: the babies? body and the sensorial way of reading; 2) the seed of the word: the relations established in the mediations; and 3) other landings: so many possibilities. Field data showed that the interactions of babies with books are mainly constituted by the body relationship. They create reading sensory modes by themselves, in which the body is the narrative (body-narrative). And, in this relationship, Early Childhood Education has an important role, through omnipresent mediation and direct mediation. The first is a mediation that does not rely on the presence and direct intervention of the teachers, who are revealed by actions such as the organization of time and space, for example. The second is characterized by a directed action of the teachers, as in moments of playful storytelling. For babies, the book is also a toy and the literary text is also a joke. This is precisely the place of the book in Early Childhood Education: to be more than a support for reading, it is to be a supporter of play, to be the one who composes his creations, who is reinvented from the babies themselves, but who mainly compose their lives.Debus, ElianeSimão, Márcia BussUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Fernanda2020-08-20T05:33:35Z2020-08-20T05:33:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis250 p.| il.application/pdf361480https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211468porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:33:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211468Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:33:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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